Com aumento na geração de lixo, serviço é reforçado com mais equipes e novas lixeiras
A coleta de resíduos em Balneário Camboriú registrou um aumento médio de 40% durante a alta temporada, em comparação com os meses de menor movimento, entre março e novembro. De acordo com a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, empresa responsável pelo serviço na cidade, o mês de janeiro foi o de maior volume até agora, com mais de 8 mil toneladas de resíduos coletados.
O crescimento da demanda está diretamente ligado ao aumento da população flutuante, impulsionado pelo fluxo de turistas que visitam a cidade nos meses de verão. Para atender a essa demanda, as operações foram intensificadas desde dezembro de 2024, e as ações seguem até março de 2025, abrangendo também o período do Carnaval.
Atualmente, cerca de 800 colaboradores estão envolvidos nos trabalhos de limpeza urbana e coleta. Na Praia Central, a limpeza ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana, com serviços manuais e mecanizados, incluindo peneiramento e rastelamento da areia. Durante a alta temporada, equipes extras atuam também no período noturno para manter a região em melhores condições.
Além do reforço na equipe, foram instalados 150 novos contentores de lixo nas praias da cidade, complementando as mais de 900 lixeiras já existentes na Praia Central. O serviço de coleta, que antes ocorria de segunda a sábado em algumas áreas, passou a ser diário, incluindo domingos.
A coleta seletiva e o recolhimento de resíduos volumosos também foram ampliados, com 200 funcionários dedicados exclusivamente a esses serviços. Segundo a analista da Ambiental em Balneário Camboriú, July Dequêch, a intensificação das operações busca manter a cidade organizada durante o período de maior movimentação.
O reforço na coleta e na estrutura de limpeza se estenderá pelos próximos meses, acompanhando o fluxo turístico e a demanda gerada pelo aumento da população temporária na cidade.