Iniciativa inclui entrada gratuita, comunicação visual adaptada e apoio especializado
O Grupo Oceanic tem implementado ações para tornar suas atrações turísticas mais acessíveis a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A iniciativa busca reduzir barreiras sensoriais e garantir um ambiente mais confortável para esses visitantes.
Entre as medidas adotadas está o treinamento dos colaboradores. Segundo a gerente de Recursos Humanos, Priscilla Breitenbauch, a empresa contratou especialistas para capacitar a equipe sobre o autismo, ensinando estratégias para lidar com diferentes situações, incluindo crises sensoriais.

Nos atrativos do grupo – Oceanic Aquarium, Parque Aventura Jurássica, Classic Car Show, Aventura Pirata e Space Adventure – foi implementado o ‘código azul’. Quando acionado, esse sistema sinaliza aos funcionários que há um visitante autista no local, permitindo ajustes imediatos como redução de volume de som e iluminação.
Para minimizar a ansiedade e facilitar a navegação nos espaços, as atrações contam com comunicação visual clara e objetiva. Vídeos explicativos são disponibilizados nas redes sociais das atrações, permitindo que os visitantes se familiarizem com o ambiente antes da visita. Além disso, nos parques Aventura Jurássica e Space Adventure, fones abafadores de ruído estão disponíveis para empréstimo. Mapas também são distribuídos em alguns locais para ajudar os visitantes a compreender melhor os espaços e reduzir a sensação de incerteza.
Desde sua inauguração em setembro de 2023, o Parque Aventura Jurássica conta com três mascotes: Nico, Anni e Autis, este último criado como homenagem à comunidade autista. Outra iniciativa do Grupo Oceanic foi a destinação de vagas de estacionamento exclusivas para famílias com autistas, identificadas pelo símbolo do quebra-cabeça colorido.

Além das adaptações estruturais e de atendimento, o grupo oferece entrada gratuita para pessoas com TEA mediante comprovação, além de meia-entrada para um acompanhante. O CEO do Grupo Oceanic, Kiko Buerger Filho, destacou que o compromisso da empresa é proporcionar experiências acessíveis e acolhedoras para todos os públicos, incluindo colaboradores neurodivergentes que atuam na equipe.