Cidade busca ampliar escalas e fortalecer turismo náutico na temporada 2025/2026
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo, participa nesta quarta-feira (3), em Brasília (DF), da CLIA Brasil 2025, considerado o maior encontro da indústria de cruzeiros no país. O evento reúne representantes governamentais, portos, operadores turísticos, especialistas e empresas do setor para debater estratégias e ampliar o fluxo de cruzeiros na alta temporada.
Desde fevereiro deste ano, Balneário Camboriú passou a integrar oficialmente a rota de embarques e desembarques de cruzeiros marítimos. O município busca reforçar sua posição como destino de referência no turismo náutico e aquecer a cadeia produtiva do turismo local. Na última temporada, entre novembro e março, foram 60 escalas de navios, movimentando aproximadamente 180 mil cruzeiristas.
O secretário de Turismo, Evandro Neiva, representará o município no evento junto com a equipe do Atracadouro Barra Sul. Segundo ele, a participação na CLIA Brasil faz parte da preparação para a temporada de verão 2025/2026.
“Essa é uma oportunidade de tratar diretamente com a indústria e autoridades. Nesse encontro técnico, vamos debater a próxima temporada, conversar com o setor, com autoridades intervenientes — Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa — e diretamente com as operadoras do setor”, afirmou.
Nova temporada de cruzeiros
A próxima temporada terá início em 13 de novembro, com uma novidade histórica: Balneário Camboriú será porto de embarque pela primeira vez. A companhia MSC Cruzeiros fará a saída de hóspedes diretamente da cidade para um roteiro de sete noites, incluindo destinos como Argentina e Uruguai.
Com a expectativa de ampliar o número de escalas e fortalecer o setor náutico, a Prefeitura acredita que a presença no encontro em Brasília será estratégica para consolidar o município como protagonista na indústria de cruzeiros no Brasil.
















