Programa integra formação de gestores e aplicação de simulados em toda a rede estadual
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina deu início, nesta quinta-feira (3), à Formação Continuada dos Gestores Escolares, em São José, na Grande Florianópolis. O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello e marcou o lançamento do Programa de Qualificação da Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino (Qualifica SC), uma iniciativa voltada à melhoria dos resultados escolares em toda a rede estadual.
Com o auditório lotado por diretores das 1.038 escolas da rede estadual, o evento tem como objetivo alinhar a gestão escolar e promover uma troca de experiências entre os gestores. A última vez que todos os diretores se reuniram foi em janeiro deste ano. A formação segue até sexta-feira (4).

Durante a abertura, o governador destacou a importância da atuação dos gestores no processo de transformação da educação em Santa Catarina.
“Temos um grande desafio. Estou cheio de esperança de que a gente conseguirá transformar a educação pública de Santa Catarina na melhor do Brasil. Com gestores motivados, qualificados e alinhados com o propósito da nossa Educação, isso vai acontecer. Não tenho dúvida”, afirmou Jorginho Mello.
O programa Qualifica SC será desenvolvido em três frentes principais: a qualificação dos dados educacionais, com aprimoramentos no sistema Sisgesc e no Educacenso; a melhoria do fluxo escolar, por meio de estratégias para reduzir o abandono e a repetência dos alunos; e a elevação da proficiência acadêmica, com foco no desempenho dos estudantes em avaliações externas, como o Saeb.
Uma das estratégias é a aplicação de simulados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Os testes simulados devem ocorrer em três etapas até setembro.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, explicou que o programa vai além dos simulados.
“Lançamos o Programa de Qualificação da Aprendizagem, não apenas para familiarizar os estudantes com o formato das avaliações, mas, principalmente, para que possamos acompanhar e compreender, com autonomia, os avanços e desafios da aprendizagem na rede estadual”, afirmou.
Formação e troca de experiências
A formação abordará temas como planejamento pedagógico, redução da evasão e repetência, recomposição da aprendizagem e o Monitoramento do Plano de Gestão Escolar (Maap). Também serão analisadas práticas administrativas e técnicas adotadas pelas escolas.
Para a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, a formação aproxima a gestão estadual das escolas e reforça a importância do papel dos diretores:
“Promover essa formação continuada é um compromisso com a valorização da gestão escolar e com a qualidade da educação pública, tornando-a cada vez mais forte, eficiente e transformadora”.