quinta-feira, fevereiro 5, 2026
InícioBalneário CamboriúBC registra primeiros casos de dengue e chikungunya em 2025

BC registra primeiros casos de dengue e chikungunya em 2025

A Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao Aedes aegypti após registros da doença na região central e bairros da cidade

- Anúncio -

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú confirmou no sábado (4), os dois primeiros casos de dengue e os dois primeiros casos importados de chikungunya em 2025. Os dois registros de dengue ocorreram na região central da cidade, enquanto os de chikungunya aconteceram nos bairros São Judas e Barra.

A confirmação dessas mafifestações levou a Secretaria de Saúde a intensificar as ações de controle do mosquito Aedes aegypti. Na madrugada de domingo (5), equipes aplicaram o fumacê nos bairros da Barra e Centro, com foco nas áreas afetadas. O fumacê é utilizado apenas quando há casos confirmados e em horários estratégicos para maximizar sua eficácia.

A secretária de Saúde, Aline Leal, reforçou que a colaboração da comunidade é essencial para prevenir a propagação dessas doenças. Ela destacou a importância de eliminar focos de água parada, um dos principais criadouros do mosquito. “Cada morador tem um papel fundamental nesse combate. A eliminação de criadouros pode reduzir significativamente os riscos de surtos”, afirmou.

Além das ações do fumacê, a população deve seguir algumas orientações preventivas, como colocar areia nos pratos de plantas, manter piscinas limpas durante o ano todo, tampar ralos, recolher e armazenar o lixo de forma adequada, e garantir que cisternas e reservatórios estejam sempre fechados.

A Vigilância Ambiental está disponível para atender dúvidas e fornecer orientações pelo telefone (47) 3261-6264. A Secretaria de Saúde alerta para a importância do trabalho conjunto entre a população e as autoridades para controlar o mosquito transmissor de doenças como dengue e chikungunya.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -