Parceria foi ajustada para garantir segurança no local e definir responsabilidades sobre a manutenção da estrutura
O Deck do Pontal Norte, um dos principais pontos turísticos de Balneário Camboriú, segue interditado desde 21 de janeiro devido a problemas estruturais. Para resolver a situação, a Prefeitura e a empresa BC Big Wheel redefiniram responsabilidades sobre a manutenção e reforma da estrutura, em uma reunião realizada na última terça-feira (4).
Com o novo acordo, a empresa terá a obrigação de urbanizar a área pública na cabeceira esquerda da ponte Leopoldo Zarling e construir um imóvel que será doado ao município. Já a Prefeitura assumirá a execução dos reparos emergenciais necessários para reabrir o deck ao público e buscará recursos para uma futura reestruturação completa.

A prefeita Juliana Pavan explicou que o antigo governo firmou compromissos que não foram cumpridos, o que atrasou a solução do problema. “Determinamos a anulação dos atos de 2024 relacionados ao processo e agora estamos refazendo os compromissos para que o deck volte a ser acessível e seguro para todos”, afirmou.
Além das reformas, a Prefeitura também garantiu que reforçará a segurança no local, utilizando câmeras da BC Big Wheel e implantando uma equipe de vigilância noturna.
Licitação antiga não cobria todos os reparos necessários
A Secretaria de Obras informou que, apesar de uma licitação lançada em agosto de 2024 para serviços no deck, os valores previstos (R$ 680 mil) eram destinados apenas à mão de obra e não contemplavam itens essenciais, como a reestruturação dos pilares e do guarda-corpo. Com isso, um novo processo licitatório será aberto para garantir a total recuperação do espaço.
Outra questão esclarecida pela pasta foi o destino da madeira apreendida pelo IBAMA e doada ao município em 2024. Apesar de ter sido anunciada como material para o deck, a madeira não é adequada para esse tipo de estrutura e será usada em outros projetos públicos.
Enquanto os processos necessários seguem em andamento, a Prefeitura garantiu que dará início aos reparos emergenciais para viabilizar a reabertura do Deck do Pontal Norte o mais rápido possível.