Mais de 80 trechos danificados estão sendo recuperados para garantir segurança aos ciclistas e melhor visual urbano
A Prefeitura de Balneário Camboriú deu início nesta semana a uma força-tarefa para recuperar trechos danificados da ciclofaixa da Avenida Atlântica, uma das principais vias da cidade e ponto de grande movimento na Praia Central. A ação é coordenada pela Secretaria de Obras e deve se estender pelos mais de sete quilômetros de extensão da orla.
Segundo o secretário de Obras, Cristiano dos Santos, os trabalhos começaram pela região da Barra Sul e seguirão até o Pontal Norte. “É um trabalho que deve durar mais alguns dias, porém não haverá necessidade de interdições viárias”, destacou.
A secretaria identificou cerca de 80 pontos que receberão reparos. Os trechos com rachaduras, desníveis e danos estruturais passarão por manutenção para garantir mais segurança aos ciclistas. Além disso, será feita a revisão das bocas de lobo que apresentam desnível.

Outras melhorias
Além da manutenção da ciclofaixa, diversas intervenções estão em andamento na Praia Central. Entre elas, a recuperação do calçadão afetado pelas obras de macrodrenagem, com a concretagem e reinstalação dos petit pavês entre o Pontal Norte e a Rua 2000. Também está em andamento o nivelamento da areia na região da Praça Kurt Amann, conhecida como Praça da Mão.
A reurbanização da orla avança com a instalação de redes de água, esgoto, drenagem e gás, além dos bancos de dutos que abrigarão redes elétrica e lógica. No trecho entre a Rua 3950 e a Barra Sul, as equipes seguem com os trabalhos de infraestrutura.
Na iluminação pública, mais de 280 refletores de LED voltados para a praia foram instalados em 2025, além de 60 novas luminárias na avenida e 15 decorativas no calçadão.
Outro destaque é o avanço na segunda etapa da reurbanização do deck do Pontal Norte, que inclui a construção de muros de contenção, novos bancos, lixeiras e implantação da rede elétrica em toda a extensão do espaço.
As ações fazem parte do plano contínuo de revitalização da orla, que busca modernizar o espaço urbano e melhorar a mobilidade, segurança e conforto de moradores e turistas que frequentam a cidade.
















