quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioItajaíItajaí sofre com falta de água devido ao calor e consumo elevado

Itajaí sofre com falta de água devido ao calor e consumo elevado

Reservatórios críticos e pressão baixa geram pontos de desabastecimento, afetando bairros de Itajaí até o fim de semana

- Anúncio -

A cidade de Itajaí enfrenta uma grave crise de abastecimento de água nesta quinta-feira (06), devido à alta demanda e temperaturas extremas registradas nos últimos dias. O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informou que o consumo de água tem superado a capacidade de produção nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de São Roque e Arapongas, que operam a uma capacidade de cerca de 1.270 litros por segundo.

Com o cenário já crítico desde o Carnaval, o problema continua, com bairros da cidade registrando pontos de baixa pressão. O Semasa destacou que os bairros mais afetados são São Vicente, Cabeçudas, Centro, Dom Bosco, Fazenda, Praia Brava, Ressacada, Santa Regina, Nossa Senhora das Graças e São Judas. Nesses locais, a economia de água é crucial, principalmente para os moradores que possuem caixa d’água, a fim de evitar o esvaziamento dos reservatórios.

Por volta das 18h, os reservatórios do Morro das Cruz e Cabeçudas estavam completamente vazios, enquanto os reservatórios de São Roque e Arapongas apresentavam níveis críticos, com pouco mais de 20% da capacidade. A baixa pressão no sistema tem impedido o funcionamento das bombas de recalque, dificultando o envio de água para os pontos mais elevados da cidade.

Foto: Divulgação

A recomendação do Semasa é que os moradores de Itajaí utilizem as caixas d’água, já que elas são obrigatórias segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o regulamento do Semasa. Embora a água não falte nas redes, a falta de caixa d’água nos imóveis faz com que a pressão seja insuficiente para garantir o abastecimento contínuo, principalmente devido às prioridades nos abastecimentos de bairros com maior demanda.

O Semasa pede desculpas pelos transtornos causados e reitera que está à disposição para esclarecimentos e atendimentos, podendo ser contatado 24 horas pelos números 0800 645 0195, 115, 3344 9000 ou pelo WhatsApp (47) 99261-3492.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -