O transporte público de Balneário Camboriú passou a contar com novos abrigos de paradas de ônibus. A Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), instalou seis novos abrigos na cidade durante a terça-feira (6). Está prevista ainda a instalação de mais quatro estruturas, totalizando dez novos abrigos em diferentes pontos do município.

A ação faz parte de medidas mitigadoras previstas em Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), adotadas como contrapartidas de compensação, com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo.
Os locais contemplados com os novos abrigos foram selecionados a partir da avaliação técnica dos pontos de ônibus da cidade, uma vez que nem todas as paradas comportam a estrutura, já que encontram-se em calçadas estreitas ou em áreas com grande fluxo de pedestres, o que inviabiliza a instalação dos abrigos sem comprometer a acessibilidade, a mobilidade urbana e a circulação segura das pessoas.
Locais que já receberam os abrigos:
* Avenida Martin Luther, entre as ruas Azulão e Aracuã
* Rua 1520, entre as ruas 906 e 910
* Marginal Oeste, entre as ruas Dom Ricardo e Dom Abelardo
* Alameda Delfim de Pádua Peixoto, em frente à Casa do Autista
* Rua Pedro Pinto Felipe, em frente à Casa da Família II
* Avenida Interpraias, em frente ao Hostel da Barra
Licitação prevista
Com base na Lei nº 5.186, de dezembro de 2025, a Prefeitura deve lançar em breve um processo licitatório para a concessão onerosa dos abrigos de ônibus do transporte coletivo urbano e dos relógios eletrônicos digitais de indicação de hora e temperatura. A licitação vai definir a empresa responsável pela instalação, manutenção e exploração publicitária dos equipamentos, conforme as condições e obrigações previstas em lei.
















