sábado, julho 26, 2025
InícioItajaíObras projetadas prometem proteger Itajaí de novas cheias

Obras projetadas prometem proteger Itajaí de novas cheias

Comportas e barragens devem controlar o fluxo de água nas áreas críticas

- Anúncio -

Na manhã da segunda-feira (7), a Defesa Civil de Itajaí recebeu representantes do Banco Mundial e da Defesa Civil Estadual para uma vistoria técnica nas imediações do canal retificado e do leito antigo do rio Itajaí Mirim. O objetivo da visita foi avaliar a área onde o Governo de Santa Catarina pretende executar obras de contenção de cheias, com financiamento internacional.

A proposta prevê a construção de duas comportas — uma a montante e outra a jusante — no ponto de encontro entre o canal retificado e o leito antigo do rio. As estruturas visam impedir que o excesso de água oriundo de Brusque atinja a área urbana central, direcionando o fluxo diretamente ao mar. Além das comportas, o projeto também inclui dique nas margens e mecanismos automáticos de fechamento em períodos de chuvas intensas.

O projeto executivo foi finalizado em 2015, mas só agora o Governo do Estado busca viabilizar sua execução com apoio técnico e financeiro do Banco Mundial. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, coronel Onir Mocellin, além da iniciativa na cidade, o pacote de obras também contempla barragens no Alto Vale, com o objetivo de reter parte das águas nas cabeceiras e minimizar os efeitos das cheias nas regiões mais baixas.

Em paralelo, a Defesa Civil de Itajaí trabalha na elaboração de novos projetos de dragagem do leito antigo do rio, que ainda estão fora do escopo das intervenções em análise. A expectativa é que, somadas, as ações ajudem a reduzir significativamente os impactos de enchentes, especialmente em períodos de maior volume de chuva nas regiões de Brusque, Botuverá e demais municípios do Alto Vale do Itajaí.

As visitas técnicas fazem parte da etapa de análise e validação do projeto, etapa necessária para o andamento dos trâmites de financiamento e execução das obras.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -