A saúde infantil de Itajaí acaba de receber um importante reforço. Com consultórios e corredores decorados com desenhos dos pontos turísticos de Itajaí e amplo espaço, o Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (9) a nova Central Pediátrica da UPA CIS, ampliando o atendimento para oferecer um serviço mais humanizado, seguro e eficiente às crianças da cidade.
A nova Central Pediátrica integra o Centro Integrado de Saúde (CIS) e representa um avanço significativo na rede pública de saúde, atendendo uma demanda média de 7.000 crianças por mês. Com investimento aproximado de R$ 500 mil, a obra resultou em uma estrutura moderna e com impacto direto na qualidade do atendimento.
Entre as melhorias, o espaço passou a contar com recepção exclusiva ampliada em cerca de 400 metros quadrados e sala de emergência, com entrada independente para o público infantil, seis consultórios médicos, nove leitos de observação pediátrica, duas salas de triagem, sala lilás para acolhimento de vítimas de violência, além de nova sala de sutura e gesso. As salas de observação foram ampliadas, os consultórios são totalmente climatizados e há acesso facilitado ao raio-x.
A Central Pediátrica também dispõe de farmácia satélite integrada ao setor, além da reorganização da sala vermelha, posicionada estrategicamente para garantir resposta rápida em situações de emergência. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam de forma integrada e dedicada à assistência infantil. O espaço também foi projetado para brincadeiras lúdicas para as crianças.
Pouco antes da inauguração, a supervisora financeira Aline Mohr trouxe a filha Rafaela para ser atendida. A decoração do local chamou a atenção da menina. Além disso, Aline também fez questão de mencionar o atendimento qualificado da nova central.
“Eu estou achando tudo muito bonito e com um atendimento bastante humanizado. O visual do espaço contribui muito, especialmente para as crianças, que se sentem mais acolhidas. Tem decoração, brinquedos, um ambiente que distrai e até ajuda um pouco na recuperação”, completa.
Durante a solenidade de inauguração, autoridades municipais destacaram que a nova Central Pediátrica simboliza o cuidado do Município de Itajaí com a saúde e o bem-estar das crianças, garantindo que a rede pública entregue mais conforto, segurança e um serviço cada vez mais qualificado para pacientes e familiares.
“Nós melhoramos as condições. São seis médicos atendendo. São salas especializadas, em um ambiente personalizado. É isso que a população merece: qualidade e atenção no atendimento”, enfatiza o vice-prefeito Rubens Angioletti.
“Isso foi feito com recursos próprios. Houve aumento do número de consultórios e de profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos, para atender melhor as crianças de Itajaí”, ressalta o prefeito Robison Coelho.




















