“O difícil foi trazer até aqui, neste ponto. Agora, estamos na reta final. Não tem mais volta”
O secretário de Estado de Articulação Internacional e Projetos Especiais, Paulo Bornhausen (PSD), conversou com a reportagem do Catarina Notícias e fez uma explanação sobre o Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí – Promobis, e o túnel subaquático Itajaí – Navegantes, importantes obras de mobilidade esperadas há décadas ligando as principais cidades da região da Amfri.
“O túnel está sendo projetado aqui no Elume, o nosso Centro de Inovação. Já está sendo preparado todo o processo licitatório. Já foi iniciado… É demorado? É demorado. Não é uma obra simples. Não é, simplesmente, cavar um buraquinho e sair do outro lado. Tem toda uma engenharia. Mas nós temos recebido nos últimos dias empresas internacionais, como a CCCC, da China, que veio aqui ver, e se encantou com o projeto. Então, nós vamos ter, provavelmente, um leilão importante com muitas empresas concorrendo e vamos ter efetividade na construção do túnel… Agora, é um processo. O difícil foi trazer até aqui, neste ponto. Mas estamos na reta final. Não tem mais volta… Só se houver um desentendimento com relação ao tema. Mas vejam: as três principais prefeituras que vão suportar o financiamento, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, estão absolutamente alinhadas”, explica Paulo Bornhausen.
“Já as obras do Promobis, que dizem a respeito à mobilidade, ao uso de BRT e linhas intermunicipais, iniciam imediatamente. Os municípios têm adequações de indenizações para fazer. É isso que nós vamos, nos próximos dias, sentar com os três prefeitos da Amfri para organizar. Os municípios vão fazer essas indenizações, e vão começar a abrir as vias. Muita coisa já está sendo feita. Não tem inauguração. Abriu, usa. Vai fazendo. Vai correr, paralelamente, a contratação da empresa que vai fornecer os ônibus, a contratação de quem vai fornecer a operação, de quem vai cuidar da bilhetagem, o agente financeiro que vai fazer a compensação de todo o sistema, para que ele seja sempre um sistema equilibrado”, pontua o secretário de Articulação.
Paulo Bornhausen prevê para o sistema de transporte que será implantado, unindo as cidades da região, a possibilidade de uma tarifa absolutamente viável para que a população possa usar. “Porque a contrapartida que os municípios estão colocando, mais o financiamento”, explica Paulo, “garantem que isso será absorvido pelos municípios e não pelo usuário”.
“Então, quando for contratado o ônibus elétrico, o operador do ônibus, a catraca, quem vai cobrar, a empresa que vai fazer a compensação financeira de todo o sistema, isso tudo já vai estar dentro de uma tarifa absolutamente compatível com o bolso do cidadão que mora na região. As pessoas vão ter à disposição, por um preço que cabe no bolso, um transporte bacana, confortável, certo. Um transporte coletivo em que você sabe o horário que vai passar o ônibus, toda região atendida por um transporte 100% elétrico”, completa.
Na entrevista, Paulo Bornhausen fala, também, da BR-101, do projeto da ViaMar (do governo do estado), e da confluência de efeitos positivos que vão fazer com que o sonho do túnel subaquático e da melhoria da mobilidade de uma das regiões que mais crescem no país se transforme em realidade.
A entrevista completa está no YouTube.
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