Nesta quinta-feira (12), o Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili, localizado no Bairro da Barra, completou 25 anos. Em comemoração ao aniversário, a escola promoveu dois cortes de bolo nos períodos matutino e vespertino. Pela manhã, marcaram presença autoridades como a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, e o ex-prefeito da cidade, Leonel Pavan, que inaugurou a unidade escolar em 2001.

O centro educacional atende atualmente cerca de 1000 alunos, distribuídos em 39 turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Já a equipe escolar é composta por cerca de 100 funcionários. “O Dona Lili já faz parte da história da Barra, e nada mais justo do que esse bairro, onde tudo começou, tenha uma unidade escolar que atenda a comunidade com qualidade de ensino e estrutura dignas. É muito importante estarmos aqui, depois de 25 anos, honrando o legado dessa escola que, em breve, finalizará uma obra há anos cobrada pelos moradores”, disse a prefeita.
O nome “Dona Lili” é uma homenagem a Maria Victor de Souza, residente do Bairro da Barra cuja vida foi marcada pela dedicação à comunidade. Nascida em 1909, a moradora participou ativamente de trabalhos sociais como o auxílio às crianças com reforço escolar. Além disso, atuou como ama de leite e confeccionava roupas. Maria faleceu em 1983, aos 74 anos.
Obras no CEM Dona Lili
Ao longo do período de férias escolares, a cobertura e o sistema de drenagem pluvial do CEM Dona Lili passaram por obras, que já se encaminham para a fase final. O educandário já havia passado recentemente por duas reformas anteriores, mal sucedidas, que não solucionaram problemas recorrentes de goteiras em salas de aula durante chuvas, motivo que levou à contratação.
Entre os serviços feitos, estão a remoção de telhas antigas e troca por novas; colocação de novas estruturas metálicas para a cobertura do educandário; instalação de calhas, rufos e chapim, bem como condutores pluviais; além de pintura, limpeza e fixações. Antes do início das aulas, o CEM foi um dos que receberam mutirão de limpeza, manutenções e organização.
Com cerca de 85% dos serviços concluídos, a continuidade das obras do CEM Dona Lili deve ocorrer neste fim de semana e prossegue no Carnaval, com o objetivo de não interferir no andamento da rotina escolar.




















