terça-feira, julho 1, 2025
InícioSaúdeDia Mundial do Rim reforça a importância do diagnóstico precoce das doenças...

Dia Mundial do Rim reforça a importância do diagnóstico precoce das doenças renais

Hipertensão e diabetes são as principais causas da insuficiência renal, que pode ser identificada por exames simples e tratada antes de causar complicações graves

- Anúncio -

Nesta quinta-feira (13), é celebrado o Dia Mundial do Rim, data instituída para conscientizar a população sobre uma doença que é silenciosa no início, mas que tem graves consequências se não for diagnosticada e tratada corretamente.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença renal crônica (DRC). O diabetes e a hipertensão são as principais causas de insuficiência renal e de doença renal crônica. Os sintomas de alerta incluem inchaço no rosto, pernas e tornozelos (retenção de líquidos), cansaço excessivo e fraqueza, além de alterações na urina – como espuma, sangue ou diminuição no volume urinário. Também estão entre os sintomas da doença, náuseas, vômitos e perda de apetite, assim como coceira na pele, dores musculares e câimbras frequentes.

Na presença de alguns desses sinais, é fundamental a busca por atendimento médico. O exame de creatinina ajuda a detectar a doença renal crônica e deve ser feito anualmente.
Segundo o presidente da Pró-Rim de Balneário Camboriú, Maycon Truppel Machado, 40 mil pacientes aguardam por transplante renal no Brasil e 157 mil pessoas fazem hemodiálise. Maycon explica que a Pró-Rim promove diversas ações prevenção que visam o diagnóstico precoce de insuficiência e perda da função renal.

Maycon Truppel Machado pontua que a Fundação Pró-Rim recebe cerca de 99% dos pacientes que trata oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). Anualmente realiza mais de 115 mil sessões de hemodiálise e já ultrapassou a marca dos 2.000 transplantes renais.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -