Com a proximidade do Carnaval, cidade intensifica medidas para orientar turistas e moradores
A Prefeitura de Balneário Camboriú está reforçando as ações de combate à dengue com a chegada do Carnaval, período em que a cidade deve receber milhares de turistas. Durante uma reunião da Sala de Situação, novas estratégias foram definidas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e orientar a população sobre os sintomas da doença.
Entre as medidas anunciadas estão a fixação de cartazes e distribuição de materiais informativos no Posto de Informações Turísticas (PIT), na rodoviária e nos hotéis da cidade. O material será traduzido para espanhol e inglês para alcançar os visitantes estrangeiros. Além disso, o Atracadouro Barra Sul também receberá as orientações. Na rodoviária, será realizado o fumacê, aplicação de inseticida para reduzir a presença do mosquito transmissor.
Segundo o diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz, a iniciativa busca não apenas prevenir a proliferação da dengue, mas também informar a população sobre os sintomas da doença e os procedimentos a serem tomados em caso de suspeita.
Outras medidas para reforçar o combate à dengue
Além das ações voltadas aos turistas, a Secretaria de Saúde anunciou novas estratégias para proteção de grupos de risco e educação preventiva:
- Distribuição de repelentes para gestantes, que podem ter complicações mais graves em caso de infecção. O produto estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir da próxima semana.
- Campanha educativa nas escolas da rede municipal, com capacitação de professores para que orientem os alunos sobre a importância do combate ao mosquito e as formas de prevenção.
Monitoramento e controle da doença
A Sala de Situação, ferramenta prevista no Plano de Contingência de Enfrentamento à Dengue, segue monitorando a evolução da doença na cidade. Até a quinta-feira (13), Balneário Camboriú já havia registrado 11 casos confirmados, sendo 3 autóctones (contraídos na cidade), 2 importados, 5 indeterminados e 1 ainda em investigação.
Com essas novas medidas, a prefeitura espera reduzir o avanço da dengue e conscientizar moradores e turistas sobre a importância da prevenção.
















