Cidade reduziu burocracia, digitalizou processos e conquistou reconhecimento
Uma pesquisa divulgada no final de agosto pelo Centro de Liderança Pública (CLP) colocou Navegantes como o município com o melhor funcionamento da máquina pública em Santa Catarina pelo segundo ano consecutivo. O levantamento faz parte da 6ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios e avaliou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.
Segundo o estudo, Navegantes também se destacou na 7ª posição no Sul do país e 16ª no Brasil no quesito funcionamento da máquina pública. O levantamento considerou indicadores como custo da função administrativa e legislativa, qualidade das informações fiscais e contábeis, tempo de abertura de empresas, qualificação de servidores e nível de transparência.
Entre as ações apontadas como fundamentais para o bom desempenho está a digitalização de processos. Em 2019, a abertura de empresas em Navegantes demorava 22 dias e 5 horas. Hoje, o tempo médio caiu para apenas 8 horas, redução superior a 98% — resultado bem abaixo da média da Amfri (1 dia e 8 horas) e do estado (18 horas).
O prefeito Liba Fronza avaliou a conquista como reflexo do trabalho da gestão.
“Desde o primeiro dia de governo em 2021 temos trabalhado para dar mais agilidade, reduzir a burocracia, aumentar a transparência e qualificar nossos serviços para a população e para quem investe aqui. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
Educação em destaque
O ranking também destacou Navegantes como a cidade com maior taxa de atendimento na Educação Infantil em Santa Catarina e na Região Sul, além de ocupar a 2ª posição em todo o Brasil. O município também aparece em 3º lugar estadual no indicador de acesso à educação, avaliando dados como número de alunos em tempo integral, matrículas no ensino fundamental e médio e cobertura da educação infantil.
Atualmente, quase 21 mil crianças e adolescentes estão matriculados na rede municipal de ensino — o equivalente a 21,76% da população de Navegantes. Esse número é mais que o dobro da média nacional, de cerca de 10%. Nos últimos anos, a Prefeitura entregou três novas escolas, promoveu reformas nas 47 unidades municipais e garantiu uniformes de verão e inverno, além de kits escolares anuais para estudantes e professores.
Outros indicadores
Além da gestão pública e educação, Navegantes também alcançou bons resultados em:
- Saúde: 8ª posição estadual
- Telecomunicações: 2ª posição estadual e regional
- Inserção econômica: 14ª posição estadual
- Saneamento: 15ª posição estadual
- Meio ambiente: 16ª posição estadual
- Segurança: 16ª posição estadual
No ranking geral, Navegantes ocupa a 16ª posição em Santa Catarina, a 43ª no Sul e a 159ª no Brasil.
A lista completa está disponível no site do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025: clique aqui para acessar.
















