terça-feira, fevereiro 3, 2026
InícioBalneário CamboriúColeta seletiva de BC recebe reforço com sacos amarelos

Coleta seletiva de BC recebe reforço com sacos amarelos

Distribuição gratuita permite avaliação da adesão da população e planeja expansão futura

- Anúncio -

Balneário Camboriú começa neste sábado (20) um projeto piloto para aprimorar a coleta seletiva em dois bairros da cidade: Jardim Parque Bandeirantes e parte do Bairro Nova Esperança. A iniciativa consiste na distribuição de sacos amarelos exclusivos para materiais recicláveis, com capacidade de 100 litros e fechamento por fitilho, que serão utilizados gratuitamente pelas residências durante oito coletas do período de teste.

O objetivo da ação é facilitar a separação correta dos resíduos, tornando o processo de reciclagem mais eficiente. A coordenadora do programa ReciclaBC, July Dequêch, explicou que o projeto busca avaliar a adesão da população e preparar o caminho para uma possível expansão do uso dos sacos amarelos para toda a cidade. “Queremos entender como a comunidade vai aderir à novidade, se a separação será facilitada e como isso impacta na qualidade do material coletado”, afirma.

Foto: Divulgação

Antes do início do teste, agentes do ReciclaBC visitaram residências e empresas dos bairros selecionados para orientar os moradores sobre a nova forma de descarte e reforçar a importância da separação correta dos resíduos. Além disso, a campanha inclui divulgação em redes sociais e outros canais de comunicação.

Segundo dados da Ambiental, entre janeiro e agosto deste ano, a coleta seletiva em Balneário Camboriú registrou quase 3 mil toneladas de materiais, sendo janeiro o mês com maior volume, com 536 toneladas recolhidas. O crescimento é atribuído às ações de sensibilização e à maior adesão da população.

“Com os sacos amarelos, a coleta seletiva ficará mais prática, pois o material reciclável será identificado mais rapidamente pelas equipes. Além disso, o uso desses sacos reforça a educação ambiental, mostrando que pequenas ações fazem diferença no resultado final”, acrescenta July Dequêch.

O projeto piloto será monitorado ao longo das oito coletas programadas, e os resultados servirão de base para possíveis ajustes e expansão da iniciativa para outras regiões da cidade.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -