Produtos do Paraguai que seriam revendidos no litoral de SC foram confiscados; suspeito admite gasto superior a R$ 100 mil na compra
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (19), uma grande quantidade de produtos importados irregularmente do Paraguai. A abordagem ocorreu na BR-101, em Barra Velha, no litoral norte de Santa Catarina, quando os agentes pararam dois veículos que transportavam mercadorias sem a devida regularização fiscal.
Nos automóveis, foram encontrados 75 smartphones, 14 computadores, seis tablets, nove receptores de TV pirata, mais de 100 frascos de perfume, além de videogames e robôs aspiradores. O motorista de um dos veículos admitiu que havia gasto cerca de R$ 115 mil na compra dos produtos e que pretendia revendê-los no comércio informal da região.

A prática é caracterizada como crime de descaminho, previsto no artigo 334 do Código Penal, e pode gerar pena de reclusão de um a quatro anos. Além de causar prejuízos aos cofres públicos por não recolher impostos, esse tipo de comércio prejudica empresas legalizadas e impacta a geração de empregos formais.
Os produtos e os veículos apreendidos foram encaminhados à Receita Federal em Joinville, que ficará responsável pelos procedimentos legais.
















