Foram 18 dias de celebração, cultura e sabores típicos que consagraram a Marejada 2025 como uma das maiores edições de todos os tempos. O evento, encerrado neste domingo (19), recebeu quase 260 mil visitantes no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí — um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
Só de sardinha na brasa, um dos pratos mais tradicionais da festa, foram servidas 1,5 tonelada. O número expressivo simboliza a dimensão do evento, que mais uma vez uniu diversão, gastronomia e tradição em um ambiente seguro e familiar.
A edição deste ano também marcou um novo modelo de gestão, realizada pela primeira vez por meio de parceria público-privada, o que garantiu economia de quase R$ 6 milhões aos cofres públicos. A medida permitiu que o Município destinasse recursos a outros projetos turísticos, como o Mirante do Morro da Cruz.
Entre as novidades, o resgate da realeza da festa, com eleição de rainha e princesas após mais de uma década, e o retorno do desfile típico, que coloriu as ruas de Itajaí no sábado (18), envolveram a comunidade em uma grande celebração da cultura local.
Com mais de 100 apresentações musicais e artísticas e dois grandes shows nacionais, a Marejada 2025 teve seu maior público no sábado (11), com quase 35 mil pessoas. A Vila Portuguesa, cenografia inédita da festa, encantou visitantes desde a entrada — um “embarque” simbólico que transportava o público diretamente para a cultura lusitana.
A pesquisa de satisfação apontou 95% de aprovação entre os visitantes. Para o secretário de Turismo e Eventos, Ronaldo Jansson Júnior, o resultado confirma o sucesso do novo formato:
“Foi uma edição histórica. A Marejada se reinventou, mantendo a essência da nossa cultura, mas com inovação na gestão e na programação. A economia gerada com a parceria público-privada nos permite investir em outros projetos turísticos estratégicos para a cidade.”
O prefeito Robison Coelho também destacou o saldo positivo da festa:
“A segurança foi um dos grandes destaques — não tivemos incidentes. A parceria com o setor privado garantiu economia de quase R$ 6 milhões e uma Marejada mais estruturada, organizada e familiar. Ano que vem será ainda melhor.”
Agora, o Município já se prepara para os próximos eventos do calendário turístico, como o show de Natal, o Réveillon e a temporada de cruzeiros, que consolidam Itajaí como um dos principais destinos de Santa Catarina.

















