Ação realizada pelo MEVAM na Praça Arno Bauer convida pessoas em situação de vulnerabilidade ou solidão para uma celebração com refeição completa e ambiente familiar
Enquanto muitas famílias se reúnem em casa na noite do dia 24, uma grande mesa é posta na Praça Arno Bauer, em Itajaí. É o projeto “Jesus que Nasce nas Ruas”, que realiza sua tradicional Ceia de Natal para pessoas em situação de rua, vulnerabilidade social ou que simplesmente passarão a data sozinhas. A iniciativa, foi idealizada e é realizada por voluntários da igreja MEVAM de Itajaí e acontece simultaneamente em outras cidades, como Goiânia, Curitiba, Petrolina entre outras.

A motivação é objetiva e profunda: amor pelo próximo. A data foi escolhida justamente por ser a véspera de Natal, um momento em que a sensação de solidão e abandono pode se intensificar. “O objetivo é trazer um ambiente familiar para estas pessoas e tentar dar um destino àqueles que querem uma mudança de vida”, explica Paulo Rieger, da coordenação.
Uma Ceia com Sabor de Acolhimento e Dignidade
Mais do que uma refeição, a noite é pensada para restaurar a dignidade. As mesas são cuidadosamente decoradas, e é servida uma ceia completa com churrasco, saladas, bebidas e sobremesas. A experiência é conduzida por cerca de 200 voluntários, que não apenas servem, mas sentam-se à mesa junto com os convidados, compartilhando conversas e atenção.
“Amamos a nossa cidade, amamos Itajaí e também queremos contribuir com o poder público para ajudar a tirar essas pessoas da rua, da atual condição de vida; dar dignidade. É isso que nós queremos”, afirma o pastor Luiz Hermínio, presidente do MEVAM. Ele reforça o convite: “Eu queria deixar o convite para você não passar o Natal sozinho nem nas ruas, principalmente você que veio de outra cidade para morar em Itajaí e ainda não tem a sua família aqui. Vai jantar com a gente no dia 24, ali na praça. Vai ser bênção de Deus”.
O momento também conta com orações, uma breve reflexão e uma ação simbólica: tentativas de conectar os participantes com suas famílias via vídeo chamada.
Impacto que Vai Além do Prato
A cada edição, cerca de 500 pessoas (em média, entre convidados e voluntários) participam da ceia em Itajaí. O impacto é visível. “É um sentimento de gratidão, de pessoas se sentindo importantes outra vez”, descreve a organização. Histórias marcantes surgem a cada edição, como a de um rapaz que, longe da família, planejava tirar a própria vida na noite de Natal e encontrou na ceia um novo sentido.
Para os voluntários, a ação é parte essencial da sua própria celebração. “Esse projeto tem o DNA do MEVAM, é a nossa cara. E nós somos felizes em servir a cidade”, destaca o pastor Luiz Hermínio. “Nós do MEVAM fazemos as nossas Ceias de Natal em família antes, porque na véspera do Natal nós viemos aqui passar juntos com os solitários”.
Como Participar e Apoiar
A Ceia é aberta ao público e não requer inscrição. Basta comparecer ao local no horário. Para este ano, a estrutura está preparada para atender até 700 pessoas.
Serviço
O que: Ceia de Natal “Jesus que Nasce nas Ruas”
Quando:24 de dezembro, a partir das 20h
Onde: Praça Arno Bauer – Itajaí/SC
Para quem: Pessoas em situação de vulnerabilidade, solidão ou que não terão onde ceiar.
O projeto é mantido por doações da igreja e de comércios locais. Neste momento, comunidade pode ajudar divulgando a ação para que mais pessoas em situação de solidão sejam alcançadas.
A mensagem do projeto é clara: “Mais mãos estendidas e menos dedos apontados”. E para quem vai passar o Natal sozinho, o recado é de portas abertas: “Não fique só. Existe afeto, abraço e uma Ceia de Natal esperando por você”.
Sobre o MEVAM
Fruto de um projeto social, a Comunidade Terapêutica SOS Vida Jovem, o Ministério MEVAM é uma igreja cristã com sede em Itajaí, e com igrejas próprias e parceiras (filiadas) por todo Brasil e no exterior. Uma igreja conhecida por suas iniciativas sociais e pelo compromisso de servir a comunidade, transformando vidas através de ações práticas de amor e acolhimento.
















