A operação, que envolveu segurança, saúde e fiscalização urbana, teve como objetivo garantir a ordem e proteger a comunidade contra atividades ilegais
Entre as 13h de sexta-feira (21) e às 02h de segunda-feira (24), Balneário Camboriú realizou a operação “BC Mais Segura”, uma ação integrada envolvendo diversas secretarias municipais, com o apoio de órgãos estaduais, com o objetivo de reforçar a segurança e a fiscalização na cidade.
Sob a supervisão da prefeita Juliana Pavan e a coordenação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a operação resultou em diversos registros e ações efetivas. Durante os três dias de operação, foram abordadas 142 pessoas e vistoriados 396 veículos. Além disso, 136 Autos de Infração de Trânsito (AITs) foram emitidos e 31 veículos removidos. A operação também levou à apreensão de quatro drogas, 12 prisões (sendo cinco por mandado de prisão ativo) e a detenção de dois suspeitos envolvidos no furto de um Chevrolet Camaro.

A operação contou com a participação de diversos órgãos, como a Polícia Civil de Santa Catarina e a Celesc, além de contar com o apoio de drones da Guarda Municipal, que foram fundamentais para a vigilância e fiscalização. Um dos episódios destacados foi a ação contra motocicletas com escapamentos irregulares, onde 21 motos foram abordadas e multadas.
Além da segurança pública, as secretarias de Saúde, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária também desempenharam papel importante na operação. No Bairro da Barra, foi identificado um local de reciclagem sem alvará, que foi intimado a regularizar sua situação. Também foram fiscalizados pontos de possíveis focos de dengue.

A fiscalização de atividades urbanas foi outro ponto relevante da operação. Em ação conjunta com a Guarda Municipal, foram abordados pontos de venda de produtos irregulares, além de vendedores ambulantes e o uso de caixas de som na Praia Central e em outras áreas de grande circulação de turistas e moradores.

O Resgate Social, da Secretaria de Assistência Social, também fez parte da operação. Durante o período, 236 pessoas em situação de rua foram abordadas, sendo 56 delas encaminhadas para a Casa de Passagem, que oferece alimentação, banho e pernoite.
O Departamento de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental, em parceria com a Secretaria de Obras, retirou cerca de seis caminhões de resíduos deixados por pessoas em situação de rua nas Marginais Leste e Oeste da BR-101.

A operação “BC Mais Segura” representa um esforço conjunto para garantir mais tranquilidade e segurança para os moradores e turistas de Balneário Camboriú, com ações que envolvem desde a segurança pública até o cuidado com o meio ambiente e as pessoas em situação de vulnerabilidade.
















