Sistema pretende centralizar informações e orientar ações sociais mais eficientes
Durante agenda em Florianópolis na quarta-feira (23), o vereador Anderson Santos (PL) buscou detalhes sobre o funcionamento do novo cadastro único estadual de pessoas em situação de rua, lançado pelo Governo de Santa Catarina. A proposta tem o objetivo de reunir informações para orientar políticas públicas voltadas a essa população.
Anderson se reuniu com o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Sinval Santos da Silveira Júnior, e com a secretária de Assistência Social, Adeliana Dal Pont. Segundo ele, o programa é inédito no país e depende da adesão dos municípios.
“Foram reuniões produtivas onde obtive informações importantes que irei levar à prefeita Juliana Pavan. Para participar, o município precisa se cadastrar para receber apoio e recursos do Estado. A hora é agora”, destacou.
O parlamentar defende a adesão imediata de Balneário Camboriú ao sistema estadual como forma de antecipar soluções antes da chegada da temporada de verão. “Não podemos ficar de braços cruzados esperando centenas de pessoas em situação de rua que vêm para nossa cidade. Com dados reais, poderemos agir com inteligência, apoiar quem realmente precisa e coibir abusos”, afirmou.
Além do tema social, o vereador também esteve com o delegado-geral da Polícia Civil, coronel PM Ulisses Gabriel. Na reunião, apresentou um projeto de valorização e incentivo às forças de segurança pública, ainda em desenvolvimento, que deve ser lançado em breve.
“O objetivo é reconhecer o trabalho dos nossos policiais e contribuir para a motivação desses profissionais tão essenciais à sociedade catarinense”, explicou.