sábado, julho 26, 2025
InícioSaúdeTeste do olhinho ajuda a diagnosticar câncer ocular em bebês

Teste do olhinho ajuda a diagnosticar câncer ocular em bebês

Retinoblastoma pode ser identificado nos primeiros meses de vida

- Anúncio -

O Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho (TRV), é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e para a prevenção da perda parcial ou total da visão. Esse exame simples, rápido e totalmente indolor pode identificar precocemente problemas graves como catarata congênita ou retinoblastoma, um tipo de câncer ocular infantil que, se diagnosticado nas primeiras fases, tem até 90% de chance de cura.

A médica oftalmologista Jacqueline Ladeia, do OftalmosHospital de Olhos, destaca que o processo de enxergar é aprendido pela criança nos primeiros meses de vida. “A criança não nasce sabendo enxergar, ou seja, ela aprende com o passar dos meses. Se houver alguma barreira, como por exemplo uma catarata, o cérebro não recebe os estímulos visuais necessários, impedindo o desenvolvimento da visão”, explica.

Ela ressalta que a detecção precoce de qualquer alteração que bloqueie o eixo visual é essencial para evitar problemas graves, incluindo a cegueira. “Detectar precocemente qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual é essencial para impedir o desenvolvimento de problemas graves, incluindo a cegueira”, reforça.

Como é feito o teste

O exame é realizado em uma sala com pouca iluminação, onde o pediatra ou oftalmologista utiliza um aparelho chamado oftalmoscópio para projetar um feixe de luz nos olhos do bebê. “O profissional observa a cor do reflexo que vem da pupila. Em pacientes saudáveis, esse reflexo é avermelhado, alaranjado ou amarelado, de forma homogênea e simétrica entre os dois olhos”, conta a médica.

Não é necessário qualquer preparo prévio, nem o uso de colírios para dilatar a pupila.

Foto: Divulgação

Sinais de alerta e recomendações

A ausência do reflexo vermelho ou a presença de um reflexo esbranquiçado, chamado leucocoria, pode indicar alguma doença ocular. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) recomenda que o teste do olhinho seja repetido durante as consultas de rotina até os três anos de idade, já que algumas doenças podem não estar presentes ao nascer e se manifestar posteriormente, como o retinoblastoma.

Além do TRV, a criança deve passar por exames mais detalhados, como o exame de refração, para identificar a necessidade de uso de óculos, e o mapeamento da retina, que garante o acompanhamento do desenvolvimento visual.

Jacqueline alerta para o risco de atrasos no diagnóstico quando o teste não é realizado. “A não realização do teste pode atrasar o diagnóstico de doenças graves, levando a um tratamento tardio e, assim, diminuindo as chances de cura. Em casos extremos, resultando em perda visual permanente ou cegueira, que poderiam ter sido evitadas”, alerta a oftalmologista.

Avanços tecnológicos no exame

Além do teste tradicional, já existe a versão digital, feita com um aparelho chamado retinógrafo, que pode mapear até 130 graus da retina e identificar doenças nas regiões periféricas do olho. “Embora o teste tradicional seja muito eficaz para a triagem, o digital pode complementar a avaliação e oferecer um diagnóstico ainda mais completo”, destaca Jacqueline.

Atenção dos pais no dia a dia

A médica orienta que os pais fiquem atentos a sinais como olhinhos desalinhados (estrabismo), lacrimejamento frequente, sensibilidade à luz, vermelhidão, dificuldade para fixar o olhar e o aparecimento de reflexo branco nos olhos em fotos com flash. Esses podem ser indicativos de problemas oculares que precisam de avaliação médica.

Sobre o OftalmosHospital de Olhos

Fundado há quase 20 anos, o OftalmosHospital de Olhos é referência em oftalmologia no Litoral Centro-Norte de Santa Catarina. O hospital reúne tecnologia avançada e equipamentos modernos, oferecendo uma estrutura completa para atender o paciente em todas as etapas do cuidado ocular. No mesmo local são realizados consultas, exames, cirurgias e adaptação de lentes. O hospital é reconhecido pelo atendimento humanizado e pela excelência em cuidado visual em cada detalhe.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -