Atividade foi realizada pelo Projeto Produtor de Água em parceria com a Emasa e prefeituras
Nesta quarta-feira (24), o Projeto Produtor de Água, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, promoveu um plantio de árvores em parceria com a Prefeitura e a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú. A atividade reuniu estudantes de ambos os municípios em uma área de nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, dentro de uma propriedade participante do programa.
Estudantes do Centro de Educacional Municipal (CEM) Jardim Iate Clube, de Balneário Camboriú, e do CEM Professora Tânia Regina Garcia, de Camboriú, plantaram 150 mudas de espécies nativas, incluindo dedaleira, ingá-feijão, tucaneira, capororoca, farinha-seca, olandi, aroeira, chau chau, gabiroba, pau-ferro e sibipiruna. A ação contribuiu para a restauração da mata ciliar e proporcionou aprendizado direto sobre a importância da preservação ambiental.

O mascote da Emasa, Jacamasa, participou da atividade, interagindo com os alunos e reforçando a mensagem de conservação dos recursos hídricos. O vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, destacou a relevância da educação ambiental. “Momentos como este ensinam de forma prática e divertida a importância de cuidar da natureza. É assim que formamos cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro”, afirmou.

O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, ressaltou que envolver crianças no cuidado com o meio ambiente ajuda a garantir a preservação dos recursos hídricos no futuro. A coordenadora do Projeto Produtor de Água, Rafaela Comparin Santos, avaliou a atividade como um marco para o programa, destacando que foi a primeira vez que alunos das duas cidades participaram de um plantio conjunto.
O Produtor de Água é um programa que incentiva práticas sustentáveis de uso do solo e promove a conservação de mananciais por meio do pagamento por serviços ambientais aos proprietários rurais. A ação contou ainda com o acompanhamento da equipe da Gerência de Educação Ambiental da Emasa, criada em janeiro de 2025.
















