Postes antigos serão substituídos e sistema LED garante eficiência energética
A Prefeitura de Navegantes deu início, nesta terça-feira (23), a uma obra de modernização da iluminação da orla, que vai transformar a paisagem e a experiência de quem circula pelos 11 quilômetros de beira-mar da cidade. O projeto prevê a instalação de tubulação subterrânea e envelopada para a rede elétrica, substituindo a atual fiação aérea.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Roberto Ferreira, a medida representa um avanço em modernidade, segurança e qualidade de vida. “Com a rede protegida no subsolo, o sistema terá maior durabilidade, menor risco de danos e de manutenção”, destacou.
O investimento total é de R$ 2,6 milhões. Serão instalados quatro eletrodutos subterrâneos e envelopados, que vão proteger a fiação elétrica e os cabos de fibra óptica. A iluminação à LED será mantida, com a substituição de 80 postes por modelos mais modernos e eficientes.

O secretário detalhou que o projeto vai ampliar a iluminação, inclusive no trecho Gravatá, cobrindo até 30 metros da faixa de areia. A iniciativa também contempla infraestrutura para rede de dados e câmeras de segurança, contribuindo para a proteção da orla e para o lazer noturno da população.
O prefeito Liba Fronza ressaltou a importância da obra para a cidade. “Essa é uma obra muito aguardada pela população. Além dos benefícios na iluminação pública, a nova configuração contribui para a estética urbana, valorizando ainda mais nossa orla, um dos principais cartões-postais de Navegantes”, afirmou.
De acordo com a Prefeitura, os trabalhos começaram pelo bairro Gravatá e devem se estender até fevereiro de 2026, reforçando o compromisso com a modernização da infraestrutura urbana e a valorização dos espaços públicos.
















