quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioCamboriúAbuso sexual infantil é tema de campanha no município

Abuso sexual infantil é tema de campanha no município

CREAS e Prefeitura destacam ações de prevenção e canais de denúncia

- Anúncio -

A Prefeitura de Camboriú chamou a atenção da comunidade nesta terça-feira (24) para a importância do Dia Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem como objetivo mobilizar a sociedade contra diferentes formas de violência que afetam meninas e meninos em situação de vulnerabilidade.

O abuso sexual pode ocorrer em diversos contextos, inclusive dentro de casa, muitas vezes praticado por pessoas próximas à vítima. Especialistas alertam para sinais que podem indicar situações de violência, como mudanças bruscas de comportamento, medo de determinados lugares ou pessoas e atitudes sexualizadas inadequadas para a idade.

Além do convívio social, o ambiente digital também exige atenção. Com a popularização da internet, aumentam os casos de aliciamento de crianças e adolescentes por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Solicitações de fotos íntimas, conversas de cunho sexual e aproximações suspeitas devem ser monitoradas por pais e responsáveis. O diálogo constante, a orientação e o ensino sobre respeito são ferramentas fundamentais de prevenção.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Laura Hilgenberg, reforça a necessidade da denúncia em casos de suspeita. “A denúncia é fundamental e pode salvar vidas. Em situações suspeitas, a população deve procurar o Conselho Tutelar ou ligar para o Disque 100. A ligação pode ser feita de forma anônima, garantindo a segurança de quem denuncia”, destaca.

Foto: Divulgação

Segundo a Prefeitura, a união da sociedade é essencial para garantir que crianças e adolescentes tenham um futuro protegido e mais seguro, livre de abusos e violências.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -