Ferramenta promete agilizar solicitações e acompanhar avanço na modernização da rede de iluminação com tecnologia LED
A Prefeitura de Navegantes anunciou, nesta semana, a implantação de um chatbot no WhatsApp para facilitar o registro de solicitações relacionadas à manutenção da iluminação pública. O serviço, oferecido pela Secretaria de Infraestrutura, tem como objetivo agilizar o atendimento às demandas da população e reduzir o número de luminárias com problemas na cidade.
A novidade pode ser acessada pelo número 800 002 1749 ou pelo link https://wa.me/558000021749. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Roberto Ferreira, o prazo médio para atendimento é de 48 horas. “O chatbot facilita o registro das demandas e nos permite uma resposta mais ágil, reduzindo o número de luminárias apagadas na cidade”, afirmou.

Os moradores podem registrar novas solicitações ou consultar o andamento de pedidos já abertos. Para abrir um chamado, basta selecionar o município, confirmar a escolha e informar o problema, que pode incluir:
- Lâmpadas apagadas;
- Lâmpadas acesas durante o dia;
- Oscilação de luz;
- Lâmpadas quebradas ou vandalizadas;
- Defeitos em luminárias de LED.
Para acompanhar um pedido, o usuário deve fornecer o nome, telefone, número do protocolo ou a plaqueta do ponto de iluminação.
Atualmente, Navegantes conta com cerca de 11 mil luminárias, sendo 7,5 mil delas de tecnologia LED, o que representa 68% da rede. A modernização trouxe uma redução significativa no número de solicitações: em 2023, a média mensal era de 1,1 mil chamados, enquanto em 2024 caiu para 400.
“As luminárias LED são mais econômicas e duráveis, com até 25 mil horas de vida útil, o que representa quase três vezes mais do que uma fluorescente e 25 vezes mais do que uma incandescente”, explicou o secretário. A tecnologia também gera até 35% de economia em relação às lâmpadas fluorescentes e 90% em comparação às incandescentes.
Com a nova ferramenta de atendimento e a modernização contínua da rede de iluminação, a Prefeitura espera proporcionar mais eficiência e segurança à população. A iniciativa reforça o compromisso com a qualidade dos serviços públicos e a gestão sustentável da iluminação urbana.
















