Programa inclui novas escolas, pavimentação no interior, melhorias na saúde e investimentos em segurança
A Prefeitura de Navegantes lançou nesta segunda-feira (28), o programa Avança Mais Navega, considerado o maior pacote de obras da história da cidade. Ao todo, serão investidos mais de R$ 150 milhões, com recursos próprios, do Estado, da União e de instituições financeiras, para transformar áreas como saúde, educação, infraestrutura, saneamento, segurança, turismo, esporte e lazer.
O lançamento ocorreu no auditório da Associação Empresarial de Navegantes (Acin) e contou com a presença do prefeito Liba Fronza, vereadores da base do governo e autoridades locais. Segundo o prefeito, o objetivo é dar continuidade ao processo de crescimento que Navegantes vem experimentando nos últimos anos.
“Nos últimos quatro anos, Navegantes passou por uma transformação, recuperamos a economia e voltamos a investir forte em infraestrutura. Agora, queremos avançar ainda mais, entregando uma cidade referência em qualidade de vida para a população”, afirmou Liba Fronza.
Entre as obras já anunciadas estão a construção de um novo sistema de abastecimento de água, que promete solucionar os problemas históricos de falta de água nos bairros Machados e Nossa Senhora das Graças. O projeto inclui um reservatório com capacidade para 6 milhões de litros e uma nova estação de tratamento.

No interior da cidade, além do asfalto que será implantado em diversas vias, estão previstas melhorias em iluminação pública e a ampliação de unidades de ensino. “É com muito orgulho que digo que o asfalto vai chegar ao interior para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores”, destacou o prefeito.
A área da saúde também será contemplada, com a finalização do segundo piso do Hospital Municipal Nossa Senhora dos Navegantes, a implantação de teleconsultas, a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a melhoria das estruturas existentes.
Na educação, a meta é zerar a fila de espera por vagas e preparar a cidade para o futuro. Uma das ações é a construção da maior escola municipal da história de Navegantes, no Centro, com capacidade para atender até 4 mil alunos. Outra nova unidade será construída no bairro São Paulo.
O investimento em segurança inclui novas câmeras de monitoramento e o reforço de agentes de trânsito. Já a área de esporte e lazer será beneficiada com a construção de uma Arena de Eventos, a reforma da Praça dos Emancipadores, a revitalização do CEU das Artes e uma nova praça no bairro Porto das Balsas.
Além disso, obras na orla também estão previstas, como a ampliação do Molhe do Gravatá, a construção de novos postos de guarda-vidas e a substituição da iluminação na orla do Gravatá, agora com fiação subterrânea.
As obras serão realizadas em fases ao longo dos próximos quatro anos, conforme o avanço das licitações e ordens de serviço. Algumas melhorias, como o novo piso do hospital, já começaram a sair do papel.
“O trabalho de transformação da cidade vai continuar, seja com novas obras ou com programas focados nas necessidades mais imediatas da população”, reforçou o prefeito.
















