Prefeitura lança programa que leva educação viária para escolas da rede municipal com aulas práticas e orientação de profissionais da área
A Prefeitura de Balneário Camboriú lança nesta quinta-feira (29), uma nova iniciativa voltada à educação no trânsito: o Programa Transitar, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), em parceria com a Secretaria de Educação. O lançamento acontece com uma aula inaugural no Centro de Educação Municipal Vereador Santa, às 10h30.
A proposta é transformar crianças em multiplicadoras da conscientização no trânsito, tanto como pedestres quanto como futuras condutoras. “O Programa Transitar vem de encontro com a necessidade de fazer com que os alunos possam se tornar multiplicadores da conscientização coletiva, no cuidado com o trânsito. É uma ação conjunta com a Secretaria de Educação, onde irão implementar inicialmente no CEM Vereador Santa, com 4 turmas, totalizando 121 alunos neste primeiro momento”, destacou a prefeita Juliana Pavan. “Esse programa tem uma importância muito grande para o exercício da cidadania e a formação de cidadãos mais conscientes e preparados.”

A escolha da escola para o lançamento se deu por critérios técnicos. “Esta escola foi escolhida pela posição geográfica e o volume de deslocamento de alunos em tenra idade todos os dias para esta unidade de ensino. Em comum acordo com a Secretaria de Educação, fizemos esta escolha por estas características, que já nos darão um bom piloto para o lançamento do programa”, explicou o Diretor-Presidente da BC Trânsito, Evaldo Hoffmann.
Voltado aos alunos do 3º ano do ensino fundamental, o programa busca desenvolver valores como respeito, responsabilidade e empatia, promovendo práticas seguras de circulação e contribuindo para um trânsito mais humano. “Estamos falando de crianças, em sua maioria, com cerca de oito anos, que já circulam sozinhas pelo bairro. Trabalhar a conscientização a partir dessa idade é muito importante. Permitimos que elas aprendam, de forma teórica e prática, sobre o tráfego onde estão inseridas diariamente”, afirmou o diretor da EPT, José Luiz Correia.

O Transitar prevê oito encontros ao longo do ano, um por mês, com atividades educativas, lúdicas e visitas técnicas conduzidas por instrutores do programa. No lançamento, os alunos participarão de uma aula inaugural com dinâmica de grupo voltada à educação para o trânsito.
“Esse é um grande passo para o município de Balneário Camboriú, em mais uma ação pioneira do nosso governo municipal, visando garantir a segurança das nossas crianças. Acreditamos que esta ação não apenas possibilitará conhecimento, como também evitará muitos acidentes em nossa cidade”, concluiu Evaldo Hoffmann.
















