quarta-feira, julho 30, 2025
InícioCamboriúEstudantes de Camboriú vão contar a história da cidade em livro inédito

Estudantes de Camboriú vão contar a história da cidade em livro inédito

Projeto transforma alunos em autores e valoriza os patrimônios locais

- Anúncio -

Alunos de quatro escolas municipais serão coautores da obra “Camboriú – A cidade da gente”, que reunirá textos e ilustrações sobre os patrimônios culturais e ambientais do município

A cidade de Camboriú será retratada por um novo olhar: o dos estudantes da rede pública municipal. Com apoio da Secretaria de Educação e patrocínio do Instituto Aegea e da concessionária Águas de Camboriú, está em desenvolvimento o livro “Camboriú – A cidade da gente”, uma obra que vai reunir produções textuais e artísticas sobre 13 patrimônios materiais, imateriais e ambientais do município, como o Rio Camboriú, o Parque Linear e a Festa do Divino Espírito Santo.

O projeto envolve alunos e professores de quatro unidades escolares: GEM Andrônico Pereira, EBM Clotilde Ramos Chaves, EBM Eliete Pereira Melo e EBM Lucinira Melo Rebelo. Eles são os responsáveis pela pesquisa e pela produção dos conteúdos que farão parte do livro. A iniciativa também conta com a participação de um escritor e uma ilustradora profissionais, que irão finalizar a publicação, preservando a essência do trabalho feito nas escolas.

Segundo a bióloga Raquel Garcia Helm, responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Camboriú, serão produzidos 2.600 exemplares para uso didático nas escolas da cidade. “A ideia é registrar a história de Camboriú por meio dos olhos dos alunos, valorizando o território em que vivem e incentivando a leitura, a escrita e a reflexão sobre o que é patrimônio”, explica.

Foto: Divulgação

A diretora da EBM Eliete Pereira Melo, Louisíana Catherine Pimenta, destaca o caráter interdisciplinar da ação. “Os textos podem ser cordéis, poemas, acrósticos ou outros formatos definidos pelas equipes pedagógicas. A proposta é trabalhar com múltiplas linguagens e conteúdos de diversas disciplinas, como ciências, matemática e língua portuguesa”, afirma.

A obra faz parte da coleção nacional A cidade da gente, idealizada pela Editora Olhares, que em 2025 completa 10 anos com publicações dedicadas a retratar municípios brasileiros a partir da perspectiva de seus estudantes. Camboriú se junta agora a outras 37 cidades do país que já tiveram suas histórias contadas por meio do projeto, premiado nacionalmente por incentivar a leitura.

A iniciativa busca resgatar memórias, valorizar a cultura local e fortalecer a identidade dos alunos com o lugar onde vivem. Além disso, o projeto reforça a importância da participação ativa dos estudantes na construção de conhecimento e na preservação da história e dos patrimônios da cidade.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -