Conclusão da obra integra cronograma intenso de reformas escolares neste ano
O salão paroquial da Igreja São Sebastião no bairro Laranjeiras recebeu, em fevereiro deste ano, cerca de 90 alunos da Escola Isolada Duque de Caxias que precisaram ter suas aulas realocadas devido às fortes chuvas que atingiram a unidade escolar no início do ano. Uma solução rápida e efetiva da Secretaria de Educação para não prejudicar a qualidade do processo pedagógico dos alunos. Após nove meses de reforma, com um investimento de mais de R$ 700 mil do Município, a escola está totalmente reestruturada e voltará a receber seus alunos a partir do início do ano letivo de 2026.

A unidade escolar foi contemplada com troca de telhado, troca de piso, novo revestimento de parede, reforma elétrica integral, construção de uma nova sala de informática, construção de banheiros com acessibilidade, nova cozinha, instalação de novo sistema hidrossanitário e troca de todas as portas e entradas. Além disso, a Escola Duque de Caxias será a primeira no Município a disponibilizar lousa digital em todas as salas de aula. Para a conclusão da reforma restam apenas a instalação do toldo na entrada e o asfaltamento da rua de acesso à escola, que serão realizadas ainda este ano.
Desde o início desta gestão, a administração pública de Itajaí tem demonstrado constante preocupação em melhorar as instalações das unidades escolares municipais. Além das melhorias reivindicadas pelo Ministério Público de Santa Catarina para a Escola Básica Ariribá e para o Centro de Educação em Tempo Integral Verde Vale, na Fazenda — cujas reformas já estão em andamento — a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Infraestrutura, vem executando
importantes intervenções em diversas unidades.
Na Escola Maria Nilza Ferreira Evaristo, no bairro Espinheirinhos, foram ampliadas duas salas de aula, instalado novo piso, reformada a quadra esportiva e construídos um refeitório e uma lavanderia. No Centro de Educação Infantil Antonio Nicoletti, houve a ampliação de uma sala de aula e a construção de um novo banheiro. Já na Escola Básica Elias Adaime, na Cidade Nova, foram realizadas a cobertura do pátio que dá acesso ao ginásio e melhorias na iluminação.
Além das reformas, Itajaí está investindo na construção de novas unidades escolares. Ao todo, são seis obras em andamento. Uma delas, o novo Centro de Educação Infantil do bairro Santa Regina, já se encontra em estágio avançado, com vigas e parte das paredes erguidas. A previsão é de que esta unidade ofereça cerca de 100 novas vagas.
As outras cinco escolas projetadas devem, juntas, criar aproximadamente duas mil novas vagas para estudantes. A expectativa é de que todas essas unidades sejam concluídas entre 2026 e 2027, ampliando de forma significativa a capacidade da rede municipal de ensino.
















