Iniciativa busca evitar reintrodução da doença no país e garantir proteção a trabalhadores de setores com alta exposição social
A Secretaria Municipal de Saúde de Navegantes está intensificando a vacinação contra o sarampo para profissionais que atuam em contato direto com o público. A medida ocorre diante da possibilidade de reintrodução do vírus no Brasil, com ações de busca ativa programadas para todo o segundo semestre de 2025.
A iniciativa é coordenada pela Vigilância Epidemiológica e tem como público-alvo trabalhadores de setores como hotelaria e turismo, indústria, aeroportos, portos, rodoviárias, transporte por aplicativo e saúde. A vacinação está disponível nas 11 unidades básicas de saúde do município e também pode ser realizada nas empresas, mediante agendamento.
“Trabalharemos de duas formas: as empresas podem entrar em contato conosco para agendarmos a vacinação in loco, enquanto os profissionais liberais podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para receberem a vacina”, explicou Tiago Lopes, diretor de Vigilância em Saúde.
Os agendamentos para vacinação nas empresas podem ser feitos pelo telefone (47) 3185-2350 ou pelo e-mail saude.dve@navegantes.sc.gov.br. As UBSs disponíveis são: São Pedro, Gravatá, Meia Praia, Verde Mar, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, São Domingos II, Machados, Porto das Balsas e Escalvados.
O secretário de Saúde de Navegantes, Pablo Sebastian Velho, reforça a importância da imunização. “Somos uma cidade turística, com grande fluxo de pessoas, principalmente por conta do nosso aeroporto. Precisamos ter cuidado redobrado e garantir que nossa população esteja protegida contra essa doença. E isso é fácil: basta se vacinar.”
De janeiro a abril de 2025, apenas 47,96% da população de Navegantes completou o esquema vacinal contra o sarampo, composto por duas doses da vacina tríplice viral. O índice preocupa as autoridades de saúde, especialmente diante do aumento de notificações em todo o país.
Segundo a Nota Técnica Conjunta nº 124/2025, emitida pelo Ministério da Saúde, até 18 de março foram confirmados quatro casos de sarampo no Brasil – dois no Rio de Janeiro, um no Distrito Federal e um sem local detalhado. Há ainda 60 casos em investigação. Em Santa Catarina, até junho, foram 12 notificações suspeitas, sem confirmação.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode causar complicações como pneumonia, otite e encefalite, além de risco de morte. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.
Grupos prioritários para a vacinação em Navegantes:
Portos, aeroportos e rodoviárias: estivadores, operadores de carga, agentes de imigração, motoristas intermunicipais e interestaduais, trabalhadores de serviços gerais, comércio e segurança.
Táxis e aplicativos: motoristas autônomos, cooperados e de empresas de transporte por aplicativo.
Hotelaria e turismo: recepcionistas, camareiras, garçons, cozinheiros, guias turísticos, supervisores e equipes administrativas.
Indústria: operários, técnicos, engenheiros, administrativos, e trabalhadores em ambientes fechados ou de grande circulação.
Saúde: profissionais de atendimento, apoio, recepção, segurança e limpeza de unidades de saúde, além de agentes comunitários e administrativos.
A vacinação é gratuita e estará disponível durante todo o segundo semestre. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é aumentar o número de pessoas imunizadas e evitar a circulação do vírus em Navegantes, que recebe grande fluxo de visitantes por transporte aéreo e marítimo.