sexta-feira, julho 25, 2025
InícioBalneário CamboriúMais de 13 mil abordagens sociais foram feitas em BC até maio

Mais de 13 mil abordagens sociais foram feitas em BC até maio

Ação da Secretaria de Assistência Social inclui acolhimento, concessão de passagens e apoio a pessoas em situação de rua

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A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Balneário Camboriú divulgou nesta semana o balanço das ações do Serviço Especializado em Abordagem Social referentes ao mês de maio de 2025. De acordo com o relatório, entre os dias 1º e 27, foram realizadas 1.893 abordagens a pessoas em situação de rua, resultando em 1.068 acolhimentos na Casa de Passagem do Migrante, 38 acolhimentos institucionais e a concessão de 74 passagens rodoviárias. Ao todo, 365 pessoas foram atendidas nesse período, das quais 120 foram abordadas pela primeira vez e 45 retornaram ao serviço após mais de um ano.

Com esses números, o total acumulado no ano chega a 13.001 abordagens sociais, 5.757 acolhimentos na Casa de Passagem, 190 acolhimentos institucionais e 431 passagens rodoviárias concedidas. Desde janeiro, 1.545 pessoas foram atendidas pelas equipes, sendo 763 casos novos e 234 de retorno. Segundo a Secretaria, 91% das pessoas abordadas aceitaram algum tipo de auxílio em pelo menos uma ocasião.

Na comparação com o mesmo período de 2024, os dados mostram crescimento significativo. O número de abordagens aumentou 16,7% (de 11.141 para 13.001), os acolhimentos institucionais cresceram 43% (de 133 para 190) e a quantidade de passagens concedidas teve alta de 38% (de 312 para 431). Também foi registrado um aumento de 24,9% nos acolhimentos na Casa de Passagem do Migrante.

Outro ponto destacado no relatório é que 71,1% das pessoas em situação de rua atendidas neste ano não possuíam vínculo com Balneário Camboriú. A estimativa mais recente da população nessa condição no município é de 149 pessoas, com base em levantamento realizado no dia 27 de maio.

As equipes de abordagem social atuam todos os dias, 24 horas por dia, com ações de busca ativa e atendimento a demandas espontâneas. Mesmo quando há recusa de acolhimento, as pessoas são orientadas sobre os serviços disponíveis. A população pode acionar o serviço por meio do telefone 156 ou pelo WhatsApp (47) 98807-2405.

O acolhimento oferecido pela Casa de Passagem do Migrante funciona no formato pernoite, com possibilidade de retorno. Já os acolhimentos institucionais são viabilizados por meio de entidades conveniadas, com permanência permitida por até 90 dias. Ambos os serviços são voluntários e não configuram internação.

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