Estrutura será gerida por companhia federal e ampliará competitividade na movimentação de cargas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Itajaí na quinta-feira (29), para oficializar a retomada das operações do Porto de Itajaí. O evento marcou o anúncio de R$ 844 milhões em investimentos federais voltados à reestruturação do terminal, com foco em segurança, eficiência logística e ampliação da capacidade operacional. A cerimônia reuniu autoridades federais, parlamentares, representantes do setor privado e lideranças locais, consolidando a importância estratégica do porto para a economia brasileira.
Estiveram presentes os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Fernando Haddad (Fazenda), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), além do presidente do Sebrae, Décio Lima, e do superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos. Representando o setor empresarial, participou o presidente da JBS, Wesley Batista, grupo que atua na operação portuária por meio da JBS Terminais.
Também marcaram presença diversos parlamentares federais e estaduais, incluindo a deputada federal Ana Paula Lima (PT) e o deputado federal Pedro Uczai (PT), além dos deputados estaduais Fabiano da Luz (PT), Luciane Carminatti (PT), Padre Pedro (PT), Marquito (PSOL) e Paulinha (Podemos).
Por outro lado, a ausência do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), chamou atenção. Nenhum representante do governo estadual ou da prefeitura compareceu ao evento. A ausência foi publicamente mencionada pelo ministro Silvio Costa Filho, que classificou a atitude como “ingratidão”, especialmente diante do volume expressivo de recursos federais destinados ao estado e ao terminal portuário.
Durante o discurso, Lula destacou que o porto é peça-chave na retomada da indústria e na geração de empregos. “O que nós queremos para o Brasil é exatamente isso: elevar o padrão de vida do povo brasileiro. E aqui, em Itajaí, estamos colhendo o desenvolvimento que plantamos com esforço e planejamento”, afirmou. Ele também enfatizou que os investimentos vão além da infraestrutura, impulsionando a economia regional e nacional.
Entre os projetos anunciados, estão obras que reestruturam a logística, a segurança e a capacidade de atendimento do terminal. A dragagem do canal do Rio Itajaí-Açu para 16 metros de profundidade, por exemplo, receberá R$ 90 milhões e permitirá a entrada de navios maiores. A readequação do molhe de Navegantes contará com R$ 64 milhões, enquanto a retirada do casco do navio Pallas consumirá R$ 23 milhões. A bacia de evolução passará por obras orçadas em R$ 68 milhões.
Outras ações previstas incluem o adensamento da área do RAC (R$ 45 milhões), melhorias na rede elétrica e na iluminação (R$ 20 milhões) e contenção da margem do canal (R$ 67 milhões). A modernização tecnológica também está no centro dos aportes, com destaque para o novo sistema SmartPorto, que usará inteligência artificial para ampliar a segurança (R$ 30 milhões), além do VTMIS (sistema de tráfego naval), avaliado em R$ 65 milhões. Também haverá novos sistemas de monitoramento rodoviário e agendamento de cargas (R$ 30 milhões), além da instalação de um novo scanner de raio X (R$ 12 milhões).
Um dos principais investimentos será a construção de um píer exclusivo para navios de cruzeiro, com orçamento estimado em R$ 300 milhões, reforçando o papel de Itajaí também no setor de turismo marítimo. A modernização dos gates e a integração com a Receita Federal, outro ponto relevante, contará com R$ 30 milhões.
A gestão do porto será fortalecida com a criação de uma Companhia Docas federal, vinculada diretamente ao Ministério de Portos e Aeroportos, para garantir maior autonomia e eficiência na condução dos projetos. Segundo o governo, essa mudança vai acelerar os investimentos e reposicionar Itajaí entre os principais terminais do país.
Ainda durante o evento, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou um plano de contratação de 52 embarcações até 2026, com investimentos de R$ 29 bilhões e geração estimada de até 50 mil empregos diretos e indiretos — o que impactará também a indústria naval catarinense.
A movimentação de cargas no Porto de Itajaí já apresenta sinais de recuperação. Segundo o superintendente João Paulo Tavares, o terminal arrecadou R$ 75 milhões no primeiro quadrimestre de 2025 e projeta encerrar o ano com receita superior a R$ 180 milhões. O volume mensal de cargas ultrapassa 1 milhão de toneladas, consolidando o papel do porto na logística nacional e sua relevância para a exportação de produtos de alto valor agregado.
Essa é a terceira vez que o presidente Lula participa diretamente da reestruturação do Porto de Itajaí. Em 2006, durante o primeiro mandato, investiu na recuperação dos molhes; em 2008, contribuiu com a reconstrução do terminal após as enchentes; e agora, em 2025, lidera um novo ciclo de revitalização e crescimento.