Comitê Extraordinário atualiza etapas do processo e investimentos feitos pela prefeitura
O Comitê Extraordinário de Acompanhamento e Fiscalização do Processo de Estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC), em Balneário Camboriú, se reuniu nesta terça-feira (30) para discutir os avanços no processo de transição da gestão municipal para o Governo do Estado. O encontro ocorreu no próprio hospital e abordou a contratação da Organização da Sociedade Civil (OSC) que será responsável pela administração da unidade, além das mudanças e investimentos realizados desde o início do ano.
Segundo a secretária adjunta de Estado da Saúde, Cristina Pires Pauluci, a primeira etapa do processo de contratação da OSC foi homologada na sexta-feira (26), com cinco empresas ranqueadas entre as nove cadastradas. Uma delas solicitou reconsideração, que está sendo analisada pela procuradoria jurídica do estado. Após essa análise, a primeira empresa será chamada para apresentar a documentação exigida em até 15 dias, com expectativa de assinatura do contrato no início de novembro.

O encontro também avaliou a audiência pública realizada na última quinta-feira (25) pela Câmara de Vereadores, que permitiu à população e profissionais da saúde esclarecer dúvidas sobre o processo. O vereador Ricardinho da Saúde destacou que encaminhou ofício ao deputado estadual Carlos Humberto Silva para que seja realizada uma nova audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O superintendente do HRRC, Leocádio Giacomello, apresentou as mudanças implementadas desde o início do ano, incluindo o tombamento do patrimônio, capacitação de colaboradores e a troca de empresas nos setores do Pronto Socorro, Centro Obstétrico e Pediatria. O Secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva, ressaltou a continuidade das obras em andamento, como a construção de calçadas (R$ 220 mil) e reforma do telhado (R$ 470 mil), garantindo melhorias durante todo o processo de estadualização.
O Comitê é presidido por Paulo Roberto Maurici, representante do Observatório Social do Brasil, e tem como função acompanhar, fiscalizar e dar publicidade a todos os atos do processo. A próxima reunião está marcada para o dia 23 de outubro, nas dependências do hospital.
















