quinta-feira, julho 3, 2025
InícioGeralPolícia investiga lavagem de dinheiro ligada ao tráfico em várias regiões de...

Polícia investiga lavagem de dinheiro ligada ao tráfico em várias regiões de SC

Operação Gênesis II teve foco no litoral, mas cumpriu mandados em diferentes áreas do estado

- Anúncio -

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira (1º), a segunda fase da operação “Gênesis”, com foco no combate ao tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A ação teve como principal alvo cidades catarinenses, com mandados cumpridos em São José, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Joinville.

Ao todo, a operação resultou no cumprimento de dez mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de bens e valores que somam R$ 37.189.201,00.

 

Foto: Divulgação

Durante as buscas, três pessoas foram presas em flagrante. Uma delas foi detida em Itajaí com cerca de 5 quilos de maconha. As outras duas prisões ocorreram em Campo Mourão, no Paraná, com apreensão de porções de capulho, droga derivada da cocaína.

Apesar da prioridade em municípios de Santa Catarina, as ações também se estenderam a cidades do Paraná (Foz do Iguaçu e Campo Mourão) e do Rio Grande do Sul (São Leopoldo), com apoio das polícias civis dos três estados. Participaram da operação unidades especializadas como os DENARCs de Foz do Iguaçu e Maringá (PCPR), além da DRACO de São Leopoldo (PCRS).

De acordo com as investigações, a organização criminosa utilizava agências de turismo como fachada para lavar o dinheiro obtido com o transporte interestadual de drogas, cuja distribuição ocorria principalmente no litoral catarinense.

A operação Gênesis II é coordenada pela Delegacia de Repressão às Drogas da DEIC/SC e tem como objetivo a identificação e o bloqueio de estruturas utilizadas para o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. A investigação foca na movimentação de recursos financeiros por meio de empresas de fachada e na atuação de grupos criminosos em diferentes estados.

As apurações seguem em andamento, especialmente em Santa Catarina, onde estariam concentradas parte das operações da organização investigada nesta fase.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -