terça-feira, fevereiro 3, 2026
InícioSaúdeHospital Marieta conclui ampliação e se torna maior unidade hospitalar estadual

Hospital Marieta conclui ampliação e se torna maior unidade hospitalar estadual

Entrega dos últimos andares inclui Centro Obstétrico, UTI e novas alas de internação

- Anúncio -

O Governo de Santa Catarina entregou, nesta quarta-feira (2), a obra completa do Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Com a conclusão dos últimos cinco andares, a unidade passa a contar com 590 leitos ativos, consolidando-se como a maior estrutura pública hospitalar do estado.

O Governo do Estado está investindo no complexo recursos no valor de R$ 134,6 milhões, além de contar com emenda do deputado Carlos Humberto, parlamentar que atua pela região. Para o deputado, a entrega representa a realização de uma luta histórica da comunidade:
“São 15 anos de um sonho que foi sonhado por muita gente e agora se concretiza”, declarou.

Foto: Divulgação

As obras do Complexo começaram em julho de 2012, com a demolição do prédio do antigo pronto-socorro. A partir de 2023, as entregas foram intensificadas, com a ativação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Ambulatório de Especialidades, 20 leitos de UTI adulto, ala de internação com 41 leitos e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

No ano passado, foram entregues o serviço de urgência e emergência, o centro cirúrgico, o centro de material e esterilização (CME) e mais uma unidade de internação com 36 leitos.

Agora, em 2025, o hospital conclui os pavimentos finais e coloca em funcionamento todos os 15 andares.
“O resultado não acontece de graça. No ano passado nós investimos 15,8% de todos os recursos do Governo na saúde dos catarinenses. O obrigatório seria investir 12%. Só essa diferença representa R$ 1,5 bilhão a mais para fazer mais cirurgias, para reformar os hospitais. Recursos que aqui foram pra rechear essa estrutura, com todos os equipamentos necessários para esses 15 andares que conseguimos colocar totalmente em operação. Porque é um hospital que vai ficar com 590 leitos. Um hospital que atende alta complexidade, faz cirurgias eletivas, administrado tão bem pelas nossas queridas irmãs”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, ressaltou que os compromissos com a saúde da região continuam:
“Em breve queremos dar início à construção do Hemosc, agora que conseguimos resolver com a prefeitura os entraves burocráticos. É mais um compromisso do governador Jorginho que será concretizado”, declarou.

Com 21.477 metros quadrados de área construída, o complexo reforça o hospital como referência na região da Foz do Rio Itajaí, com 93% dos atendimentos realizados pelo SUS. A unidade atende em sistema porta aberta e é especializada em alta complexidade, com foco em oncologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, traumatologia, gestação de alto risco, além da realização de transplantes de córnea e rim.

Foto: Divulgação

“Eu quero aproveitar a oportunidade e agradecer todo apoio do Governo do Estado, na figura do governador Jorginho, para conseguirmos hoje concretizar esse sonho”, agradeceu a diretora-geral da unidade, irmã Simone Santana.

Em 2024, o hospital registrou mais de 196,7 mil atendimentos, 168,4 mil consultas ambulatoriais e de pronto atendimento, 28,3 mil internações, 940,7 mil exames de imagem e laboratoriais, 16,1 mil cirurgias, 3,9 mil partos e 27 mil sessões oncológicas.

Durante a cerimônia, o prefeito de Itajaí, Robison Coelho, também destacou a importância do investimento:
“Nunca um governador operou tanto aqui na região. Eu preciso te agradecer o Governo do Estado em nome de todos os itajaienses”, afirmou.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -