Relatório semanal indica que todos os pontos monitorados estão próprios para banho
Balneário Camboriú inicia novembro com todos os pontos de verificação da Praia Central próprios para banho, segundo o novo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O levantamento, referente à semana de 27 a 31 de outubro de 2025, faz parte do boletim nº 77 do órgão, que monitora 238 pontos em todo o litoral catarinense. Ao todo, 186 locais (78,15%) apresentaram condições adequadas para banho.
No município, das 15 áreas monitoradas, apenas a região da Lagoa de Taquaras foi classificada como imprópria. O engenheiro e diretor técnico da Emasa, Jefferson Andrade, explicou que a situação da lagoa é histórica e que a autarquia já planeja estudos para buscar soluções definitivas que garantam a recuperação ambiental da área e a melhoria da balneabilidade.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, destacou o impacto das ações realizadas pela autarquia e pela Prefeitura nos últimos meses. “O resultado é mais um presente para Balneário Camboriú nos 20 anos da Emasa. O trabalho intenso dos últimos dez meses já apresenta resultados visíveis”, afirmou, parabenizando a equipe pelo esforço na manutenção da qualidade das praias e do Rio Camboriú.
Segundo Pavoni, os avanços refletem os investimentos e medidas de gestão ambiental, especialmente no tratamento de esgoto na ETE Nova Esperança, que hoje opera com até 95% de eficiência. Ele ressaltou que, embora ainda haja desafios, as ações integradas da Prefeitura e da Emasa têm garantido resultados expressivos na balneabilidade da Praia Central ao longo da última década.
A condição das águas próprias para banho é um indicador da eficiência do sistema de saneamento e da qualidade ambiental urbana, essenciais para o turismo e o bem-estar da população. Com a chegada do verão, o resultado positivo reafirma Balneário Camboriú.
















