quarta-feira, fevereiro 4, 2026
InícioBalneário CamboriúIluminação pública de BC enfrenta atrasos e falhas na gestão de contratos

Iluminação pública de BC enfrenta atrasos e falhas na gestão de contratos

Problemas herdados da administração anterior afetam cronograma de obras e geram desperdício de recursos

- Anúncio -

A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou uma revisão nos contratos da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP) e identificou falhas que podem comprometer a conclusão de obras importantes na cidade. Segundo a equipe responsável, projetos de infraestrutura como as Avenidas Martin Luther e Ecoparque não tinham previsão de licitação para a instalação de iluminação pública, o que pode resultar em atrasos. Além dessas, ruas como a Taxista Olavo, no bairro da Barra, e a Rua Barra Velha, no bairro dos Municípios, também ficaram de fora do planejamento de iluminação.

A falta de organização nos contratos também se reflete na manutenção da iluminação pública. Na Avenida Atlântica, por exemplo, o contrato vigente prevê apenas um caminhão para manutenção por semana. Porém, em dias de chuva, o serviço é cancelado sem reagendamento, o que gera acúmulo de demandas e trechos inteiros no escuro. Para corrigir essa falha, a Prefeitura pretende alterar o contrato e garantir ao menos dois dias semanais para a realização dos reparos.

Outro problema identificado foi a escassez de materiais essenciais para a manutenção da iluminação pública. No início do ano, havia um déficit de refletores na orla da cidade, com apenas 20 unidades em estoque para substituir 50 queimadas. Como medida emergencial, a COSIP iniciou a compra desses equipamentos para evitar que a cidade permaneça com trechos sem iluminação adequada.

Além disso, um problema estrutural tem gerado desperdício de energia. Segundo o Diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Planejamento Urbano, João Koeddermann Filho, há falta de relés — dispositivos responsáveis por acionar e desligar a iluminação conforme a variação da luz natural. Como resultado, postes da cidade permanecem acesos durante o dia, aumentando os custos com energia elétrica para o município.

“Estamos corrigindo uma série de falhas que vieram da gestão anterior e que impactam diretamente na qualidade dos serviços. Melhorar processos e gerar economia também é gestão, e seguiremos neste caminho”, afirmou Koeddermann.

Outro problema que dificulta a eficiência do serviço de iluminação pública é a falta de um sistema de atendimento organizado. Atualmente, não há um protocolo oficial para acompanhar as solicitações da população, tornando o controle das demandas ineficiente e pouco transparente. Para solucionar isso, a Prefeitura estuda a implementação de um sistema digital que registre e rastreie cada solicitação, permitindo que os moradores acompanhem o andamento de seus pedidos.

A revisão dos contratos e a reestruturação da COSIP buscam corrigir os erros herdados e garantir mais eficiência na gestão da iluminação pública em Balneário Camboriú. Entretanto, os desafios são grandes, e a Prefeitura ainda precisará lidar com os impactos da falta de planejamento nos últimos anos para restabelecer a normalidade dos serviços.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -