Município já ultrapassa 28 mil microempreendedores ativos
Itajaí alcançou, em 2025, um novo patamar na formalização de empresas. Atualmente, o município conta com 62.030 pessoas jurídicas ativas, considerando microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de diferentes portes. Do total, 28.755 são MEIs registrados na Receita Federal e outros 33.275 correspondem a empresas constituídas diretamente na cidade.
Somente neste ano, já foram abertas 5.135 novas MEIs com endereço em Itajaí, além da constituição de 2.545 empresas. No mês mais recente, foram registrados 936 processos de abertura e alteração de empresas. Entre eles, 496 passaram por análise automática com o uso do Regin 2.0 — uma nova versão do sistema integrado que traz mais agilidade à liberação de alvarás de funcionamento.
O Regin 2.0 é uma ferramenta tecnológica que reduz a burocracia e proporciona mais segurança jurídica nos processos de abertura de negócios. Com essa inovação, o município busca estimular a formalização e tornar o ambiente mais propício ao empreendedorismo.
A atuação conjunta entre a Auditoria Fiscal, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) tem sido apontada como essencial para a criação de um cenário favorável à geração de emprego e renda no município.
“Estamos trabalhando de maneira incessante para desburocratizar, acelerar e agilizar os processos. Assim, o empreendedor foca apenas no seu negócio e se preocupa menos com os trâmites burocráticos. Trabalhamos com dedicação para ajudar os empreendedores e mostrar que Itajaí é uma cidade próspera”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalski.
A prefeitura prevê a ampliação da digitalização e automatização dos atendimentos nos próximos meses, como parte de uma política continuada de modernização dos serviços públicos voltados ao setor empresarial.
















