terça-feira, fevereiro 3, 2026
InícioBalneário CamboriúBalneário Camboriú teve mais de 25 mil abordagens sociais em 2025

Balneário Camboriú teve mais de 25 mil abordagens sociais em 2025

Cerca de 96% das pessoas em situação de rua aceitaram acolhimento

- Anúncio -

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, divulgou, nesta terça-feira (6), o relatório da Abordagem Social referente às atividades desenvolvidas em 2025. Entre os indicadores, há o registro de 25.197 abordagens.

No decorrer do período, 2.893 pessoas em situação de rua foram abordadas em diversos pontos do município – sobretudo na região central. Desse total, cerca de 96% aceitaram algum tipo de acolhimento socioassistencial oferecido pelas equipes e 60% receberam o auxílio pela primeira vez.

“Outro dado relevante dessa população diz respeito à falta de vínculo formado com Balneário Camboriú, condição apresentada por 80% das pessoas atendidas em 2025”, ressalta o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih.

Além disso, o relatório destaca a concessão de 888 passagens rodoviárias e a operacionalização de 14.211 acolhimentos temporários pela Casa de Passagem do Migrante e outros 510 por instituições conveniadas ao Município no ano passado.

Dezembro
Com o acréscimo de 35 agentes sociais à equipe, houve 2.195 abordagens a 527 pessoas em situação de rua que estiveram na cidade em dezembro. Destas, 452 receberam, de forma voluntária, atendimento – dado que representa acréscimo de 11,6% em relação a novembro. “Vale esclarecer que essas pessoas passaram por Balneário Camboriú, receberam atendimento e não ficaram na cidade. A maioria esteve durante o período de festas e já foi embora”, salienta. A Avenida Atlântica, a Avenida Brasil e a Avenida do Estado Dalmo Vieira concentraram o maior número de atendimentos no mês.

Internações involuntárias
Após acordo firmado pelo novo governo municipal com o Ministério Público, as internações involuntárias – executadas com respeito às leis, à dignidade e à integridade das pessoas em situação de rua – foram iniciadas no município. Durante o ano passado, entre novembro e dezembro – após contratação de empresa especializada –, quatro internações involuntárias foram realizadas.

Serviço
O serviço é prestado a partir de solicitações da comunidade via telefone/aplicativo (156) e WhatsApp (47 98839-7075) – responsáveis por 67,1% das abordagens contabilizadas em dezembro – e de buscas ativas pelas equipes nas ruas.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -