segunda-feira, setembro 8, 2025
InícioBalneário CamboriúBC anuncia solução definitiva para problema histórico de esgoto na Praia Central

BC anuncia solução definitiva para problema histórico de esgoto na Praia Central

Primeira etapa começa em outubro com implantação de coletor tronco na Rua 3.700

- Anúncio -

A Prefeitura de Balneário Camboriú anunciou nesta segunda-feira (8) o início do Projeto Praia 100% Limpa, que tem como objetivo resolver os principais problemas de esgoto que afetam a balneabilidade da Praia Central e reduzir a poluição no Rio Camboriú. As intervenções, conduzidas pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), estão previstas para durar até 18 meses.

Segundo a Emasa, as obras buscam corrigir ligações irregulares e infiltrações que comprometem a rede coletora e impactam diretamente a qualidade da água. Atualmente, o sistema de esgoto recebe até 60% mais volume do que o esperado, devido a infiltrações e conexões incorretas, o que aumenta custos operacionais e prejudica o meio ambiente.

Auri Pavoni – diretor-presidente da Emasa / Foto: Catarina Notícias / Jeane Carla

Durante coletiva de imprensa, o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, explicou que a primeira etapa do projeto contempla a implantação de um novo coletor tronco pelo método não destrutivo, a construção de uma rede auxiliar com ligações prediais e a instalação de poços de visita na Rua 3.700. O investimento inicial é de R$ 2,8 milhões, com aproximadamente 1 km de extensão e previsão de início em outubro.

Além disso, já foram licitadas duas linhas auxiliares de esgoto entre as ruas 3.700 e 2.900, ao longo da Avenida Brasil, também previstas para começar em outubro. A licitação de outras etapas está marcada para o dia 22 de setembro. No total, o projeto contará com cerca de R$ 30 milhões em recursos próprios do município.

O plano prevê ainda a recuperação do emissário de esgoto da Avenida Brasil, a instalação de novas linhas auxiliares em pontos críticos da cidade e a contratação de empresa especializada para identificar e corrigir ligações clandestinas.

A prefeita declarou que a cidade está preparada para executar as obras durante a alta temporada e usou uma metáfora para explicar a necessidade dos trabalhos: “para você fazer um bolo, precisa quebrar os ovos”.

As obras são antigas reivindicações da população, que há anos cobra medidas para garantir a balneabilidade da Praia Central. Hoje, às 19h, haverá uma reunião pública na Câmara de Vereadores para debater o projeto com a comunidade.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -