Primeira etapa começa em outubro com implantação de coletor tronco na Rua 3.700
A Prefeitura de Balneário Camboriú anunciou nesta segunda-feira (8) o início do Projeto Praia 100% Limpa, que tem como objetivo resolver os principais problemas de esgoto que afetam a balneabilidade da Praia Central e reduzir a poluição no Rio Camboriú. As intervenções, conduzidas pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), estão previstas para durar até 18 meses.
Segundo a Emasa, as obras buscam corrigir ligações irregulares e infiltrações que comprometem a rede coletora e impactam diretamente a qualidade da água. Atualmente, o sistema de esgoto recebe até 60% mais volume do que o esperado, devido a infiltrações e conexões incorretas, o que aumenta custos operacionais e prejudica o meio ambiente.

Durante coletiva de imprensa, o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, explicou que a primeira etapa do projeto contempla a implantação de um novo coletor tronco pelo método não destrutivo, a construção de uma rede auxiliar com ligações prediais e a instalação de poços de visita na Rua 3.700. O investimento inicial é de R$ 2,8 milhões, com aproximadamente 1 km de extensão e previsão de início em outubro.
Além disso, já foram licitadas duas linhas auxiliares de esgoto entre as ruas 3.700 e 2.900, ao longo da Avenida Brasil, também previstas para começar em outubro. A licitação de outras etapas está marcada para o dia 22 de setembro. No total, o projeto contará com cerca de R$ 30 milhões em recursos próprios do município.
O plano prevê ainda a recuperação do emissário de esgoto da Avenida Brasil, a instalação de novas linhas auxiliares em pontos críticos da cidade e a contratação de empresa especializada para identificar e corrigir ligações clandestinas.
A prefeita declarou que a cidade está preparada para executar as obras durante a alta temporada e usou uma metáfora para explicar a necessidade dos trabalhos: “para você fazer um bolo, precisa quebrar os ovos”.
As obras são antigas reivindicações da população, que há anos cobra medidas para garantir a balneabilidade da Praia Central. Hoje, às 19h, haverá uma reunião pública na Câmara de Vereadores para debater o projeto com a comunidade.