Décio Lima fala sobre a construção de uma frente democrática no estado
O presidente nacional do SEBRAE, e líder histórico do PT Catarinense, Décio Lima, concedeu entrevista ao Pinga-fogo Catarina em que falou sobre os cenários políticos atuais visando 2026, tanto no âmbito nacional, quanto estadual. A grande novidade revelada por Lima é que o PT de Santa Catarina conversa com partidos e políticos de Centro visando compor chapa para disputar as eleições de 2026. Em 2022, Décio Lima foi para o segundo turno da eleição ao Governo do Estado contra o atual governador Jorginho Mello, tendo somado quase 30% dos votos (29,31%).
“Até o último momento estarei trabalhando para construir uma frente democrática em Santa Catarina. Hoje, a nossa grande tarefa é alcançar uma aliança democrática no estado, e essa é a visão que guia o nosso trabalho. Não paro e não perco a esperança, porque acredito que boa parte da política catarinense já tem a percepção clara de que o que está em risco é a democracia. Neste momento, precisamos compreender que nossas diferenças são pequenas diante desse desafio. Tenho conversado com várias lideranças de trajetória extraordinária e respeitável na defesa da democracia — pessoas que em outros tempos nos criticaram e até nos atacaram. Mas não tenho nenhuma dificuldade em me unir em torno de uma causa maior”, considera Décio.

“Se for para construir essa aliança democrática em torno do meu nome, estarei pronto para ser candidato. Mas, se surgirem alternativas que tragam mais grandeza, força e capacidade de aglutinação para a causa que defendo, não preciso ser candidato. O mais importante é que o projeto avance. Essa articulação é o trabalho incansável que vou fazer até o último momento permitido pela lei. Estou conversando, dialogando com todos os setores possíveis, para construir uma frente que já se mostra como alternativa real para Santa Catarina”, completou.
Sobre o seu envolvimento determinante na federalização do Porto de Itajaí, que causou polêmica e gerou alguma críticas contra ele, Décio esclarece: “Você me pergunta se temo algum revés político em Itajaí por conta da federalização do porto? Nunca me preocupei com isso. O que eu não poderia era me resignar diante da situação de um porto parado, gerando desemprego, bloqueando a economia e prejudicando a minha amada Itajaí. Eu estava do lado certo, defendendo a cidade. A minha luta foi para garantir ao povo de Itajaí, de Santa Catarina e do Brasil a retomada de um processo estratégico, fundamental para movimentar a economia”.
Numa entrevista cheia de informações e novidades, Décio Lima discorre ainda sobre como se deu sua ida para a presidência do SEBRAE Nacional, sua amizade com o presidente Lula e muito de sua trajetória política e pessoal.
É mais um Pinga-fogo imperdível para você conferir YouTube.