sábado, julho 26, 2025
InícioBalneário CamboriúPrefeitura propõe tombamento cultural da Festa dos Pescadores

Prefeitura propõe tombamento cultural da Festa dos Pescadores

Tradição centenária da Colônia Z7 pode ser protegida por lei municipal

- Anúncio -

A tradicional Festa dos Pescadores, realizada no Bairro da Barra, pode receber um novo reconhecimento oficial em Balneário Camboriú. A prefeita Juliana Pavan protocolou na Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (7), o Projeto de Lei nº 174/2025, que propõe declarar o evento como Patrimônio Cultural Imaterial do município. O anúncio foi feito durante uma sessão solene em homenagem aos 100 anos da Colônia de Pescadores Z7, uma das mais antigas do estado.

O projeto do Executivo prevê que a própria Colônia Z7, em conjunto com a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, seja corresponsável por medidas que garantam a preservação, valorização e proteção da festa. A proposta busca reconhecer oficialmente o valor histórico, cultural e simbólico da celebração para a cidade.

Segundo a prefeita, a iniciativa vai além de um reconhecimento institucional. “Reconhecer a Festa dos Pescadores como patrimônio cultural imaterial significa garantir sua preservação e incentivar políticas públicas voltadas à valorização da cultura local. Além disso, é uma forma de contribuirmos para a resiliência das comunidades tradicionais e fortalecer Balneário Camboriú como um município que honra sua história e apoia a sustentabilidade sociocultural”, afirmou Juliana.

A chefe do Executivo destacou ainda que o evento é mais do que uma festividade comunitária: trata-se de um espaço onde são transmitidos saberes e tradições centenárias, ligadas à história dos colonizadores açorianos que fundaram o antigo Arraial do Bom Sucesso — local de origem da cidade. Para Juliana, a Festa dos Pescadores também impulsiona o turismo cultural, atrai visitantes e movimenta a economia da região.

Foto: Divulgação

Durante a sessão, a prefeita também assinou a ordem de serviço para a produção de um videodocumentário que contará a história da Colônia de Pescadores Z7. O investimento será de R$ 59.800,00 e o material deve ser concluído até dezembro deste ano. A ideia é registrar a trajetória de um dos grupos mais representativos da cultura pesqueira local, cujo legado ainda influencia diretamente a identidade e a economia do município.

Fundada em 1925 no então Arraial do Bom Sucesso, hoje Bairro da Barra, a Colônia Z7 é a segunda mais antiga de Santa Catarina. Criada por pioneiros da pesca artesanal, ela permanece como referência na preservação das práticas tradicionais ligadas ao mar e ao modo de vida das comunidades costeiras de Balneário Camboriú.

POSTAGENS RELACIONADAS
- Anúncio -

Mais Visitados

- Anúncio -