Projeto Promobis prioriza segurança e acessibilidade para diferentes modos de transporte
Balneário Camboriú aprovou na segunda-feira (9) as mudanças propostas pela prefeitura para o pacote 3 do Promobis, o Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí. A reunião ocorreu no Paço Municipal e reuniu a prefeita Juliana Pavan, secretários municipais, equipes técnicas da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e representantes do Banco Mundial, que financia parte do investimento.
O projeto, batizado como Vias da Integração, tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana com uma série de intervenções, como a construção de pontes, túneis e a ampliação dos sistemas viário, cicloviário e pedonal. Também prevê a criação de 22 vias integradoras, que vão facilitar o deslocamento dentro de Balneário Camboriú e a conexão com o município vizinho de Camboriú.
Segundo a prefeita Juliana Pavan, as modificações foram feitas para ampliar os benefícios previstos inicialmente, que eram focados apenas em ciclovias e calçadas, incluindo agora obras de reurbanização e integração entre bairros. “O projeto é a longo prazo, mas estamos empenhados para iniciar as obras já no primeiro semestre de 2026”, afirmou.
O Promobis, que deve conectar 11 municípios da Amfri por meio de um sistema integrado de transporte coletivo, tem um orçamento estimado em US$ 342 milhões. Além do Banco Mundial, que será o principal financiador, o projeto conta com recursos públicos e privados.
O gerente do projeto pelo Banco Mundial, Carlos Bellas, destacou que a proposta busca humanizar a mobilidade, garantindo deslocamento seguro para todas as pessoas e melhorando o acesso a oportunidades de emprego, especialmente para moradores de Camboriú. “O objetivo é oferecer transporte público de qualidade e integrar os municípios com novas vias”, disse Bellas.
A expectativa é que o acordo entre o Banco Mundial e a Amfri seja assinado em setembro, para que o edital das obras seja lançado ainda neste ano e as intervenções comecem em 2026.
Principais obras previstas no Vias da Integração:
- Melhorias nos acessos intermunicipais com Camboriú, incluindo pontes, viadutos e alargamento de passagens na BR-101;
- Reurbanização da Orla do Rio Marambaia;
- Criação de 22 vias de integração para pedestres, ciclistas, micromobilidade e transporte coletivo;
- Ampliação do sistema viário municipal, com construção de ponte entre a Barra Sul e o Bairro da Barra;
- Construção de viaduto tipo Promenade ligando o Centro ao Bairro dos Municípios;
- Requalificação e criação de via paralela à Avenida das Flores;
- Construção de três túneis exclusivos para pedestres e ciclistas entre as marginais Leste e Oeste.
O projeto representa um esforço conjunto para transformar a mobilidade urbana da região, buscando integrar transporte, infraestrutura e qualidade de vida para a população.