Documento facilita identificação e já teve cerca de 100 emissões apenas em janeiro
A Carteira da Pessoa Idosa, criada por decreto municipal em 2019, continua garantindo benefícios e mais segurança para moradores de Balneário Camboriú com 60 anos ou mais. Somente no mês de janeiro, aproximadamente 100 carteiras foram emitidas pela Secretaria da Pessoa Idosa, incluindo novas emissões e renovações.
O documento é válido em todo o município e oferece vantagens como identificação no transporte coletivo, meia-entrada no cinema, descontos em atrações turísticas e farmácias. Além disso, possui campos específicos para informações de saúde, registrando dados como doenças pré-existentes, alergias, medicamentos de uso contínuo e tipo sanguíneo.
Outro diferencial da carteira é o espaço destinado ao telefone de emergência, o que pode ser fundamental em casos de atendimento pelo Corpo de Bombeiros ou Samu, oferecendo um panorama inicial da condição da pessoa idosa.
De acordo com o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, a carteirinha substitui documentos oficiais no dia a dia, reduzindo riscos em caso de perda ou extravio. “Isso evita transtornos para o idoso e a necessidade de emitir uma segunda via de documentos essenciais”, destacou.
A Carteira da Pessoa Idosa pode ser solicitada presencialmente na Secretaria da Pessoa Idosa, localizada na Rua 1.822, nº 614, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para a emissão, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.