Projeto prevê pista de corrida, ciclofaixa, áreas verdes e quiosques para moradores e turistas
As obras de reurbanização da orla da Praia Central em Balneário Camboriú avançam com a construção do muro de proteção costeira, iniciado nesta semana. A estrutura terá função de contenção e barreira contra a erosão, reforçando a segurança da faixa litorânea.
Na semana passada, a fase de implantação do canteiro de obras foi concluída, incluindo a instalação de tapumes e ligações provisórias de energia, água e esgoto, essenciais para a execução dos serviços. O trabalho segue um processo semelhante ao utilizado em obras de macrodrenagem, envolvendo escavação, rebaixamento do lençol freático e aplicação da pedra rachão, que servirá como base para o muro, entre outras etapas técnicas.

A área de tapumes receberá em breve comunicação visual do projeto, com ilustrações, informações e detalhes sobre a obra. O modelo adotado para o fechamento da área é diferenciado: a parte inferior, com 1,10 metro de altura, é totalmente vedada, garantindo segurança e delimitação do canteiro, enquanto a parte superior, até 2,20 metros, é composta por gradil que permite a visibilidade do público.
“O objetivo é assegurar a proteção da área e, ao mesmo tempo, possibilitar que moradores e visitantes acompanhem o andamento dos trabalhos”, afirmou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva.

Sobre o projeto
A nova orla da Praia Central terá pista de corrida, via para micromobilidade, ciclofaixa, paraciclos, dog parks, academias ao ar livre, quiosques, canchas de bocha, paisagismo e ampliação da área verde. O projeto também prevê o dobro de arborização.
A execução do trecho é responsabilidade da FJ Construtora LTDA, com investimento total de R$ 31.098.488,88, valor que inclui mão de obra e fornecimento de todos os materiais necessários. A iluminação será realizada pela empresa Mercolux Comercial Elétrica LTDA, com investimento de R$ 3.736.213,00.
O prazo máximo para a conclusão dos trabalhos é de 20 meses a partir da assinatura da ordem de serviço, realizada no início de julho.