Suspeito fazia parte de uma quadrilha que praticava extorsão cibernética e enganou vítimas em todo o Brasil
Uma operação policial cinematográfica movimentou Itajaí nesta quinta-feira (13). A Polícia Civil de Santa Catarina, em apoio à Polícia Civil do Mato Grosso, prendeu um homem no bairro São Roque, acusado de fazer parte de uma quadrilha especializada em estelionato e extorsão virtual. O golpe, conhecido como “golpe da novinha”, causou prejuízos milionários entre 2021 e 2022.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Cuiabá, revelou que os criminosos usavam perfis falsos para atrair vítimas e, depois, chantageá-las com ameaças de exposição. A organização criminosa se espalhava por vários estados, com integrantes identificados no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.
A operação, batizada de “Phanton”, mirou nos principais envolvidos no esquema. O homem preso em Itajaí foi levado ao CPVI da cidade e pode responder por crimes como estelionato e extorsão. A polícia segue investigando o caso para identificar outras vítimas e possíveis comparsas.
















