Ação da Polícia Civil encontrou veículos com numeração adulterada para ocultar origem ilícita
A Polícia Civil de Santa Catarina realizou na manhã de quarta-feira (13), em Blumenau, a operação “Fratres Doli” para combater crimes de receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículos. A ação teve como objetivo identificar e interromper atividades ilegais no comércio de autopeças e foi coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com apoio da 2ª Delegacia de Polícia de Blumenau, Polícia Científica e Secretaria de Estado da Fazenda.
As investigações começaram em agosto de 2024, após uma fiscalização da Operação 311, que apreendeu dezenas de componentes de veículos com registro de furto em uma das autopeças ligadas aos suspeitos. Segundo a Polícia Civil, os alvos são dois irmãos, empresários do ramo de autopeças, donos de duas lojas na cidade, que já possuem histórico de prisões e condenações pelos mesmos crimes.
Durante o cumprimento dos mandados, foram encontradas peças de três veículos com numeração suprimida, adulteração que, segundo a investigação, visava ocultar a origem ilícita e dificultar a identificação dos automóveis. Ao todo, quatro mandados de busca e apreensão foram executados em endereços ligados aos investigados.
O material apreendido será analisado pela Polícia Científica, enquanto a Secretaria da Fazenda fará a verificação de documentos, mercadorias e equipamentos para apurar possíveis irregularidades fiscais.
O nome da operação, “Fratres Doli”, vem do latim e significa “irmãos da fraude” ou “irmãos do engano”, em referência ao parentesco dos suspeitos e à natureza das condutas apuradas.