O evento nesta sexta-feira (14) encerra a semana dedicada a fortalecer a prevenção e os cuidados contra a doença
Uma caminhada que sairá do Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, às 8h, em direção à Praça Genésio Miranda Lins, na Beira-Rio, marcará o encerramento da programação voltada à conscientização sobre o diabetes. Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu diversas ações com foco na prevenção e, principalmente, nos cuidados com a alimentação. Em Itajaí, o Programa de Diabetes da Unidade de Atendimento Médico Especializado (UAME) atende 5.826 pacientes. Desses, 4.800 estão cadastrados para o fornecimento de insulina regular e da caneta reutilizável.
Os números acendem um alerta para o alto índice de casos, e os cuidados precisam ser diários. O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo produz pouca ou nenhuma insulina, hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue. Essa deficiência faz com que os níveis de glicose aumentem, podendo causar complicações graves, como doenças cardíacas, renais e neurológicas. O acompanhamento médico e nutricional é fundamental para garantir qualidade de vida aos pacientes.
Uma alimentação equilibrada, baseada em uma dieta saudável, rica em fibras, vitaminas e minerais, e com baixo consumo de açúcares e alimentos ultraprocessados, é essencial, tanto para quem convive com o diabetes quanto para quem deseja preveni-lo.
Segundo a nutricionista do Programa Municipal de Diabetes, Regina Willrich Palm, muitos pacientes têm dúvidas sobre o consumo de frutas e legumes em função do índice glicêmico, que representa a capacidade de um alimento elevar o nível de açúcar no sangue.
Frutas como maçã, morango, maracujá, goiaba, limão, abacate e pêssego apresentam baixo índice glicêmico. Entre as verduras e legumes, o brócolis, a abobrinha, as folhas verdes, o pepino e a berinjela também são boas opções para o consumo.
Algumas frutas e legumes possuem índice glicêmico mais alto, como a banana, a manga, a batata e a beterraba. Esses alimentos podem ser consumidos, desde que associados a fibras e gorduras saudáveis, como no caso da banana com aveia ou canela. Já os legumes podem ser combinados com saladas verdes, feijão e proteínas, como o frango.
A hidratação adequada também é fundamental para o controle do diabetes. A recomendação é de 35 ml de água por quilo de peso corporal ao dia. Assim, uma pessoa de 60 kg deve ingerir cerca de 2,5 litros de água, enquanto uma de 90 kg precisa de aproximadamente 3 litros diários. Essa é uma média.
“O consumo hídrico ajuda a equilibrar o organismo e a manter os níveis de glicose sob controle. Quando o diabetes está descompensado, o corpo tenta eliminar o excesso de açúcar pela urina, o que aumenta a perda de líquidos e pode levar à desidratação. Quanto mais desidratado o organismo, maior tende a ser a concentração de glicose no sangue. Por isso, manter uma boa hidratação é essencial para o bem-estar e o controle da glicemia”, completa a nutricionista.
















